DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira, Miranda, Gilberto José, Freitas, Sheizi Calheira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5047
Resumo: Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil.
id FURB-5_5514fa2e979212e443efe16b0ba60526
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5047
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIALEnsino SuperiorCiências ContábeisEnsino presencialEnsino a Distância.Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil.Universidade Regional de Blumenau2016-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5047Revista Universo Contábil; v. 11 n. 4 (2015); 147-1651809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5047/3201Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Cleyde Cristina RodriguesCardoso, Tatianne Aparecida de OliveiraMiranda, Gilberto JoséFreitas, Sheizi Calheira de2022-07-21T03:23:43Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5047Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:23:43Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
title DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
spellingShingle DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues
Ensino Superior
Ciências Contábeis
Ensino presencial
Ensino a Distância.
title_short DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
title_full DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
title_fullStr DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
title_full_unstemmed DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
title_sort DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
author Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues
author_facet Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues
Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira de
author_role author
author2 Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues
Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Ciências Contábeis
Ensino presencial
Ensino a Distância.
topic Ensino Superior
Ciências Contábeis
Ensino presencial
Ensino a Distância.
description Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5047
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5047/3201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 11 n. 4 (2015); 147-165
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945116915761152