POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana Junior, Dante Baiardo Cavalcante
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ponte, Vera Maria Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4900
Resumo: A política de dividendos das empresas apresenta-se como um componente de relevante importância nas organizações dado os seus impactos financeiros para as organizações e investidores. O presente estudo investiga os determinantes da política de dividendos de 105 companhias, sendo 58 brasileiras, listadas na BM&FBovespa, e 47 estadunidenses, listadas na bolsa de valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange – Nyse). O período investigado abrange os sete exercícios anuais de 2008 a 2014, perfazendo um total de 406 observações para empresas brasileiras e 329 para firmas estadunidenses. A análise dos dados deu-se com o uso de um modelo de regressão múltipla, por meio de uma análise de dados em painel, adotando-se como variável dependente o índice payout e como variáveis independentes, mediante o apontado por estudos anteriores, tamanho, lucro líquido, estabilidade dos dividendos, oportunidade de crescimento, fluxo de caixa e endividamento. Na análise da regressão, verificou-se que, a pelo menos 90% de confiança estatística, as variáveis lucro líquido e estabilidade dos dividendos podem explicar a política de dividendos das empresas brasileiras, ao passo que as variáveis estabilidade dos dividendos, valor de mercado e fluxo de caixa explicam a política de distribuição de lucros das firmas estadunidenses, aceitando-se a hipótese principal do estudo de que a política de dividendos de cada um dos dois países pode ser explicada por fatores específicos dos respectivos contextos econômicos.
id FURB-5_6581b402bebffb5a4085f90e561d0bf8
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/4900
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANASPolítica de dividendosFatores determinantesDados em painel.A política de dividendos das empresas apresenta-se como um componente de relevante importância nas organizações dado os seus impactos financeiros para as organizações e investidores. O presente estudo investiga os determinantes da política de dividendos de 105 companhias, sendo 58 brasileiras, listadas na BM&FBovespa, e 47 estadunidenses, listadas na bolsa de valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange – Nyse). O período investigado abrange os sete exercícios anuais de 2008 a 2014, perfazendo um total de 406 observações para empresas brasileiras e 329 para firmas estadunidenses. A análise dos dados deu-se com o uso de um modelo de regressão múltipla, por meio de uma análise de dados em painel, adotando-se como variável dependente o índice payout e como variáveis independentes, mediante o apontado por estudos anteriores, tamanho, lucro líquido, estabilidade dos dividendos, oportunidade de crescimento, fluxo de caixa e endividamento. Na análise da regressão, verificou-se que, a pelo menos 90% de confiança estatística, as variáveis lucro líquido e estabilidade dos dividendos podem explicar a política de dividendos das empresas brasileiras, ao passo que as variáveis estabilidade dos dividendos, valor de mercado e fluxo de caixa explicam a política de distribuição de lucros das firmas estadunidenses, aceitando-se a hipótese principal do estudo de que a política de dividendos de cada um dos dois países pode ser explicada por fatores específicos dos respectivos contextos econômicos.Universidade Regional de Blumenau2016-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4900Revista Universo Contábil; v. 12 n. 1 (2016); 25-441809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4900/3221Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana Junior, Dante Baiardo CavalcantePonte, Vera Maria Rodrigues2022-07-21T03:22:16Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4900Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:22:16Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
title POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
spellingShingle POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
Viana Junior, Dante Baiardo Cavalcante
Política de dividendos
Fatores determinantes
Dados em painel.
title_short POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
title_full POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
title_fullStr POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
title_full_unstemmed POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
title_sort POLÍTICAS DE DIVIDENDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS BRASILEIRAS E NORTE-AMERICANAS
author Viana Junior, Dante Baiardo Cavalcante
author_facet Viana Junior, Dante Baiardo Cavalcante
Ponte, Vera Maria Rodrigues
author_role author
author2 Ponte, Vera Maria Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana Junior, Dante Baiardo Cavalcante
Ponte, Vera Maria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Política de dividendos
Fatores determinantes
Dados em painel.
topic Política de dividendos
Fatores determinantes
Dados em painel.
description A política de dividendos das empresas apresenta-se como um componente de relevante importância nas organizações dado os seus impactos financeiros para as organizações e investidores. O presente estudo investiga os determinantes da política de dividendos de 105 companhias, sendo 58 brasileiras, listadas na BM&FBovespa, e 47 estadunidenses, listadas na bolsa de valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange – Nyse). O período investigado abrange os sete exercícios anuais de 2008 a 2014, perfazendo um total de 406 observações para empresas brasileiras e 329 para firmas estadunidenses. A análise dos dados deu-se com o uso de um modelo de regressão múltipla, por meio de uma análise de dados em painel, adotando-se como variável dependente o índice payout e como variáveis independentes, mediante o apontado por estudos anteriores, tamanho, lucro líquido, estabilidade dos dividendos, oportunidade de crescimento, fluxo de caixa e endividamento. Na análise da regressão, verificou-se que, a pelo menos 90% de confiança estatística, as variáveis lucro líquido e estabilidade dos dividendos podem explicar a política de dividendos das empresas brasileiras, ao passo que as variáveis estabilidade dos dividendos, valor de mercado e fluxo de caixa explicam a política de distribuição de lucros das firmas estadunidenses, aceitando-se a hipótese principal do estudo de que a política de dividendos de cada um dos dois países pode ser explicada por fatores específicos dos respectivos contextos econômicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4900
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4900/3221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 12 n. 1 (2016); 25-44
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945116898983936