METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Neto, Isolfi Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal, Edvalda Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Universo Contábil
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8815
Resumo: O estudo analisou se o uso de metodologias ativas na disciplina de Análise de Custos do curso de Ciências Contábeis contribui para uma aprendizagem significativa dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior pública. À luz da Teoria da Assimilação de David Ausubel, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem mista no 2º semestre letivo de 2018. A população deste estudo é composta por 87 alunos, distribuídos em dois turnos: integral e noturno. Na etapa quantitativa, foi utilizado o quase-experimento com um grupo de controle não equivalente. Para isso, foram formados dois grupos amostrais (Experimental e de Controle) e o tratamento foi conduzido em duas etapas. Foram aplicados questionários com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos alunos, bem como Testes de Conhecimentos para avaliar o desempenho acadêmico. Os dados obtidos por meio dos questionários foram tratados por meio de análise descritiva e testes de comparações de médias. Na sequência, realizou-se a Etapa Qualitativa, com o propósito de examinar a perspectiva dos alunos acerca do uso das metodologias ativas. A percepção dos alunos foi coletada por intermédio de entrevistas de grupos focais. Para interpretar as declarações dos entrevistados, procedeu-se a técnica da análise de conteúdo. Ambas as etapas experimentais deste estudo demonstraram que houve aumento significativo do desempenho acadêmico dos alunos submetidos às metodologias ativas. Alinhado a este achado, os relatos dos alunos revelaram que as condições necessárias para a ocorrência da aprendizagem significativa (conhecimento prévio disponível; conteúdo potencialmente significativo; disposição em aprender) foram criadas quando usadas as metodologias ativas.
id FURB-5_7e4fdbe9fac8b9915e3d0ec4ca7151b3
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/8815
network_acronym_str FURB-5
network_name_str Revista Universo Contábil
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOSMetodologias ativas de ensinoTeoria da AssimilaçãoAnálise de CustosStorytellingMétodo do casoTrabalho de campoO estudo analisou se o uso de metodologias ativas na disciplina de Análise de Custos do curso de Ciências Contábeis contribui para uma aprendizagem significativa dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior pública. À luz da Teoria da Assimilação de David Ausubel, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem mista no 2º semestre letivo de 2018. A população deste estudo é composta por 87 alunos, distribuídos em dois turnos: integral e noturno. Na etapa quantitativa, foi utilizado o quase-experimento com um grupo de controle não equivalente. Para isso, foram formados dois grupos amostrais (Experimental e de Controle) e o tratamento foi conduzido em duas etapas. Foram aplicados questionários com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos alunos, bem como Testes de Conhecimentos para avaliar o desempenho acadêmico. Os dados obtidos por meio dos questionários foram tratados por meio de análise descritiva e testes de comparações de médias. Na sequência, realizou-se a Etapa Qualitativa, com o propósito de examinar a perspectiva dos alunos acerca do uso das metodologias ativas. A percepção dos alunos foi coletada por intermédio de entrevistas de grupos focais. Para interpretar as declarações dos entrevistados, procedeu-se a técnica da análise de conteúdo. Ambas as etapas experimentais deste estudo demonstraram que houve aumento significativo do desempenho acadêmico dos alunos submetidos às metodologias ativas. Alinhado a este achado, os relatos dos alunos revelaram que as condições necessárias para a ocorrência da aprendizagem significativa (conhecimento prévio disponível; conteúdo potencialmente significativo; disposição em aprender) foram criadas quando usadas as metodologias ativas.Universidade Regional de Blumenau2021-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/881510.4270/ruc.2020423Revista Universo Contábil; v. 16 n. 4 (2020); 50-691809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8815/5621Copyright (c) 2021 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha Neto, Isolfi VieiraLeal, Edvalda Araújo2022-07-21T02:54:51Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8815Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T02:54:51Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
title METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
Rocha Neto, Isolfi Vieira
Metodologias ativas de ensino
Teoria da Assimilação
Análise de Custos
Storytelling
Método do caso
Trabalho de campo
title_short METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
title_full METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO COM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
author Rocha Neto, Isolfi Vieira
author_facet Rocha Neto, Isolfi Vieira
Leal, Edvalda Araújo
author_role author
author2 Leal, Edvalda Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Neto, Isolfi Vieira
Leal, Edvalda Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas de ensino
Teoria da Assimilação
Análise de Custos
Storytelling
Método do caso
Trabalho de campo
topic Metodologias ativas de ensino
Teoria da Assimilação
Análise de Custos
Storytelling
Método do caso
Trabalho de campo
description O estudo analisou se o uso de metodologias ativas na disciplina de Análise de Custos do curso de Ciências Contábeis contribui para uma aprendizagem significativa dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior pública. À luz da Teoria da Assimilação de David Ausubel, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem mista no 2º semestre letivo de 2018. A população deste estudo é composta por 87 alunos, distribuídos em dois turnos: integral e noturno. Na etapa quantitativa, foi utilizado o quase-experimento com um grupo de controle não equivalente. Para isso, foram formados dois grupos amostrais (Experimental e de Controle) e o tratamento foi conduzido em duas etapas. Foram aplicados questionários com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico dos alunos, bem como Testes de Conhecimentos para avaliar o desempenho acadêmico. Os dados obtidos por meio dos questionários foram tratados por meio de análise descritiva e testes de comparações de médias. Na sequência, realizou-se a Etapa Qualitativa, com o propósito de examinar a perspectiva dos alunos acerca do uso das metodologias ativas. A percepção dos alunos foi coletada por intermédio de entrevistas de grupos focais. Para interpretar as declarações dos entrevistados, procedeu-se a técnica da análise de conteúdo. Ambas as etapas experimentais deste estudo demonstraram que houve aumento significativo do desempenho acadêmico dos alunos submetidos às metodologias ativas. Alinhado a este achado, os relatos dos alunos revelaram que as condições necessárias para a ocorrência da aprendizagem significativa (conhecimento prévio disponível; conteúdo potencialmente significativo; disposição em aprender) foram criadas quando usadas as metodologias ativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8815
10.4270/ruc.2020423
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8815
identifier_str_mv 10.4270/ruc.2020423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/8815/5621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Universo Contábil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Universo Contábil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Revista Universo Contábil; v. 16 n. 4 (2020); 50-69
1809-3337
1809-3337
reponame:Revista Universo Contábil
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista Universo Contábil
collection Revista Universo Contábil
repository.name.fl_str_mv Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||universocontabil@furb.br
_version_ 1798945117775593472