RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS DO AMBIENTE INSTITUCIONAL: UMA ANÃLISE NO SETOR BANCÃRIO BRASILEIRO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Universo Contábil |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5007 |
Resumo: | O objetivo do estudo é investigar a influência de aspectos do ambiente institucional, no qual os bancos brasileiros se inserem, na divulgação de informações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC).A pesquisa descritiva, documental e quantitativa, analisou a influência do tipo de controle (público, privado nacional e privado estrangeiro), da listagem em bolsa (ser ou não listada) e do segmento de atuação (atacado, varejo e ambos), na divulgação de informações referentes à RSC tomando-se uma amostra de 25 instituições bancárias. Para a coleta dos dados, foram utilizadas informações divulgadas em 2014, referentes ao ano de 2013, enquanto que a análise dos dados se deu a partir da aplicação dos seguintes métodos: estatística descritiva, testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis e regressão linear múltipla. Os resultados apontam para a existência de relacionamento entre a divulgação de informações referentes à RSC e os seguintes aspectos do ambiente institucional: a listagem em bolsa e ao segmento de atuação atacado; que apresentaram, respectivamente, influência positiva e negativa sobre a divulgação. Verificou-se, ainda, que a variável de controle tamanho apresentou relacionamento positivo e estatisticamente significante com o nível de divulgação de RSC. |
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RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A INFLUÊNCIA DE ASPECTOS DO AMBIENTE INSTITUCIONAL: UMA ANÃLISE NO SETOR BANCÃRIO BRASILEIROResponsabilidade Social CorporativaDivulgaçãoAmbiente InstitucionalSetor Bancário.O objetivo do estudo é investigar a influência de aspectos do ambiente institucional, no qual os bancos brasileiros se inserem, na divulgação de informações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC).A pesquisa descritiva, documental e quantitativa, analisou a influência do tipo de controle (público, privado nacional e privado estrangeiro), da listagem em bolsa (ser ou não listada) e do segmento de atuação (atacado, varejo e ambos), na divulgação de informações referentes à RSC tomando-se uma amostra de 25 instituições bancárias. Para a coleta dos dados, foram utilizadas informações divulgadas em 2014, referentes ao ano de 2013, enquanto que a análise dos dados se deu a partir da aplicação dos seguintes métodos: estatística descritiva, testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis e regressão linear múltipla. Os resultados apontam para a existência de relacionamento entre a divulgação de informações referentes à RSC e os seguintes aspectos do ambiente institucional: a listagem em bolsa e ao segmento de atuação atacado; que apresentaram, respectivamente, influência positiva e negativa sobre a divulgação. Verificou-se, ainda, que a variável de controle tamanho apresentou relacionamento positivo e estatisticamente significante com o nível de divulgação de RSC.Universidade Regional de Blumenau2016-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5007Revista Universo Contábil; v. 11 n. 4 (2015); 44-621809-33371809-3337reponame:Revista Universo Contábilinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/5007/3196Copyright (c) 2016 Revista Universo Contábilinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Tatiana Aquinoda Silva, Jandeson DantasOliveira, Marcelle Colares2022-07-21T03:23:43Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5007Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/PUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/oai||universocontabil@furb.br1809-33371809-3337opendoar:2022-07-21T03:23:43Revista Universo Contábil - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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