Marcas e place branding na articulação com o desenvolvimento territorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Giovana Goretti Feijó de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Felippi, Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional (Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/8486
Resumo: O debate sobre marcas vinculadas aos lugares e sua relação com o desenvolvimento territorial abarca a discussão sobre o posicionamento dos territórios como produtos mercadológicos e a utilização das estratégias de marketing e branding para gerar oportunidades de desenvolvimento, enfatizando o papel do território, do conjunto de atores sociais, das identidades e das potencialidades locais e oportunidades externas. A discussão mobiliza conceitos de território e branding, tomando para análise o caso da marca do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é compreender como se dá a construção da marca de um território. O estudo é de natureza qualitativa, valendo-se da pesquisa bibliográfica e documental. A análise parte da proposta de Aaker, que atenta para três momentos na construção de uma marca. Os resultados apontaram para uma marca que se calca na identidade oficial do Estado e se dirigiu a dois distintos públicos, articulando o desenvolvimento territorial através de ações coletivas do Estado e do setor privado do turismo com propósitos voltados ao desenvolvimento econômico e turístico e a manutenção da identidade hegemônica do Rio Grande do Sul.
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