A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268 |
Resumo: | O ensino de Português no Brasil é alvo de diversas discussões sobre como e porque devemos ensinar a língua materna e quais os segmentos que os documentos oficiais e as principais linhas teóricas apresentam para essa prática. Isso remete-nos a refletir acerca da formação docente, sobre as formas de pensar a prática em sala de aula e, sobretudo, a construção da identidade do profissional perante a tantas inovações que a educação reverencia. Diante disso, o presente trabalho vem refletir as questões de identidade linguística e social do professor de português na contemporaneidade. Abrangemos na fundamentação teórica reflexões sobre o ensino de português no Brasil, a formação do professor de português, as questões de identidade em linguística aplicada e a procedência metodológica através de uma narrativa autobiográfica, considerando para a análise os seguintes aspectos: a linguagem, a percepção de ensino e o letramento digital. Foi possível constatar que a concepção de linguagem adotada pela professora está direcionada às correntes normativista e sociolinguística; a percepção de ensino é fundamentada nas representações sociais da prática profissional; e a aquisição do letramento digital se emprega em pontos como a formação docente e o investimento governamental em educação e tecnologia. |
id |
FURB-7_06d5885e018086b84c1c368501c33cda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5268 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITALFormação DocenteIdentidadeEnsino de Português.O ensino de Português no Brasil é alvo de diversas discussões sobre como e porque devemos ensinar a língua materna e quais os segmentos que os documentos oficiais e as principais linhas teóricas apresentam para essa prática. Isso remete-nos a refletir acerca da formação docente, sobre as formas de pensar a prática em sala de aula e, sobretudo, a construção da identidade do profissional perante a tantas inovações que a educação reverencia. Diante disso, o presente trabalho vem refletir as questões de identidade linguística e social do professor de português na contemporaneidade. Abrangemos na fundamentação teórica reflexões sobre o ensino de português no Brasil, a formação do professor de português, as questões de identidade em linguística aplicada e a procedência metodológica através de uma narrativa autobiográfica, considerando para a análise os seguintes aspectos: a linguagem, a percepção de ensino e o letramento digital. Foi possível constatar que a concepção de linguagem adotada pela professora está direcionada às correntes normativista e sociolinguística; a percepção de ensino é fundamentada nas representações sociais da prática profissional; e a aquisição do letramento digital se emprega em pontos como a formação docente e o investimento governamental em educação e tecnologia.Fundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/526810.7867/1981-9943.2017v11n1p340-356Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 340-3561981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268/3574Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Júnior, Silvio Nunes da2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5268Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL |
title |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL |
spellingShingle |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL Silva Júnior, Silvio Nunes da Formação Docente Identidade Ensino de Português. |
title_short |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL |
title_full |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL |
title_fullStr |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL |
title_full_unstemmed |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL |
title_sort |
A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL |
author |
Silva Júnior, Silvio Nunes da |
author_facet |
Silva Júnior, Silvio Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Silvio Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Identidade Ensino de Português. |
topic |
Formação Docente Identidade Ensino de Português. |
description |
O ensino de Português no Brasil é alvo de diversas discussões sobre como e porque devemos ensinar a língua materna e quais os segmentos que os documentos oficiais e as principais linhas teóricas apresentam para essa prática. Isso remete-nos a refletir acerca da formação docente, sobre as formas de pensar a prática em sala de aula e, sobretudo, a construção da identidade do profissional perante a tantas inovações que a educação reverencia. Diante disso, o presente trabalho vem refletir as questões de identidade linguística e social do professor de português na contemporaneidade. Abrangemos na fundamentação teórica reflexões sobre o ensino de português no Brasil, a formação do professor de português, as questões de identidade em linguística aplicada e a procedência metodológica através de uma narrativa autobiográfica, considerando para a análise os seguintes aspectos: a linguagem, a percepção de ensino e o letramento digital. Foi possível constatar que a concepção de linguagem adotada pela professora está direcionada às correntes normativista e sociolinguística; a percepção de ensino é fundamentada nas representações sociais da prática profissional; e a aquisição do letramento digital se emprega em pontos como a formação docente e o investimento governamental em educação e tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268 10.7867/1981-9943.2017v11n1p340-356 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2017v11n1p340-356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268/3574 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 340-356 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199172354048 |