A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Silvio Nunes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268
Resumo: O ensino de Português no Brasil é alvo de diversas discussões sobre como e porque devemos ensinar a língua materna e quais os segmentos que os documentos oficiais e as principais linhas teóricas apresentam para essa prática. Isso remete-nos a refletir acerca da formação docente, sobre as formas de pensar a prática em sala de aula e, sobretudo, a construção da identidade do profissional perante a tantas inovações que a educação reverencia. Diante disso, o presente trabalho vem refletir as questões de identidade linguística e social do professor de português na contemporaneidade. Abrangemos na fundamentação teórica reflexões sobre o ensino de português no Brasil, a formação do professor de português, as questões de identidade em linguística aplicada e a procedência metodológica através de uma narrativa autobiográfica, considerando para a análise os seguintes aspectos: a linguagem, a percepção de ensino e o letramento digital. Foi possível constatar que a concepção de linguagem adotada pela professora está direcionada às correntes normativista e sociolinguística; a percepção de ensino é fundamentada nas representações sociais da prática profissional; e a aquisição do letramento digital se emprega em pontos como a formação docente e o investimento governamental em educação e tecnologia.
id FURB-7_06d5885e018086b84c1c368501c33cda
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5268
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITALFormação DocenteIdentidadeEnsino de Português.O ensino de Português no Brasil é alvo de diversas discussões sobre como e porque devemos ensinar a língua materna e quais os segmentos que os documentos oficiais e as principais linhas teóricas apresentam para essa prática. Isso remete-nos a refletir acerca da formação docente, sobre as formas de pensar a prática em sala de aula e, sobretudo, a construção da identidade do profissional perante a tantas inovações que a educação reverencia. Diante disso, o presente trabalho vem refletir as questões de identidade linguística e social do professor de português na contemporaneidade. Abrangemos na fundamentação teórica reflexões sobre o ensino de português no Brasil, a formação do professor de português, as questões de identidade em linguística aplicada e a procedência metodológica através de uma narrativa autobiográfica, considerando para a análise os seguintes aspectos: a linguagem, a percepção de ensino e o letramento digital. Foi possível constatar que a concepção de linguagem adotada pela professora está direcionada às correntes normativista e sociolinguística; a percepção de ensino é fundamentada nas representações sociais da prática profissional; e a aquisição do letramento digital se emprega em pontos como a formação docente e o investimento governamental em educação e tecnologia.Fundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/526810.7867/1981-9943.2017v11n1p340-356Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 340-3561981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268/3574Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Júnior, Silvio Nunes da2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5268Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
title A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
spellingShingle A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
Silva Júnior, Silvio Nunes da
Formação Docente
Identidade
Ensino de Português.
title_short A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
title_full A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
title_fullStr A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
title_full_unstemmed A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
title_sort A IDENTIDADE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: QUESTÕES DE LINGUAGEM, PERCEPÇÃO DE ENSINO E LETRAMENTO DIGITAL
author Silva Júnior, Silvio Nunes da
author_facet Silva Júnior, Silvio Nunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Silvio Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Identidade
Ensino de Português.
topic Formação Docente
Identidade
Ensino de Português.
description O ensino de Português no Brasil é alvo de diversas discussões sobre como e porque devemos ensinar a língua materna e quais os segmentos que os documentos oficiais e as principais linhas teóricas apresentam para essa prática. Isso remete-nos a refletir acerca da formação docente, sobre as formas de pensar a prática em sala de aula e, sobretudo, a construção da identidade do profissional perante a tantas inovações que a educação reverencia. Diante disso, o presente trabalho vem refletir as questões de identidade linguística e social do professor de português na contemporaneidade. Abrangemos na fundamentação teórica reflexões sobre o ensino de português no Brasil, a formação do professor de português, as questões de identidade em linguística aplicada e a procedência metodológica através de uma narrativa autobiográfica, considerando para a análise os seguintes aspectos: a linguagem, a percepção de ensino e o letramento digital. Foi possível constatar que a concepção de linguagem adotada pela professora está direcionada às correntes normativista e sociolinguística; a percepção de ensino é fundamentada nas representações sociais da prática profissional; e a aquisição do letramento digital se emprega em pontos como a formação docente e o investimento governamental em educação e tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268
10.7867/1981-9943.2017v11n1p340-356
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2017v11n1p340-356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5268/3574
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 340-356
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199172354048