IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Elvira Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Grande,Paula Baracat De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100579
Resumo: RESUMO O presente artigo busca analisar as identidades docentes construídas, negociadas e disputadas no processo de inserção de uma professora da escola básica em um curso de Mestrado Profissional. Para isso, selecionamos excertos de uma sessão de autoconfrontação realizada após a conclusão do curso de formação. Partimos do arcabouço teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e da Engenharia Didática da Escola de Genebra, perspectivas estudadas pela professora participante da pesquisa para a escrita de sua dissertação de mestrado. Para a análise das identidades, mobilizamos a perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, o conceito de identidade como múltiplo, fluido e construído discursivamente, e o conceito de vozes sociais, para compreender se o processo de construção de identidades em mundos discursivos em disputa - a escola e a universidade - resulta em desenvolvimento profissional da professora. Os resultados salientam a importância de se considerar a formação como um processo identitário, que envolve uma construção do que é ser professor na contemporaneidade.
id UNICAMP-12_1817a5cd29f8a396d35cf74b1a9c1e6d
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132018000100579
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTOidentidade docenteautoconfrontaçãodesenvolvimentoRESUMO O presente artigo busca analisar as identidades docentes construídas, negociadas e disputadas no processo de inserção de uma professora da escola básica em um curso de Mestrado Profissional. Para isso, selecionamos excertos de uma sessão de autoconfrontação realizada após a conclusão do curso de formação. Partimos do arcabouço teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e da Engenharia Didática da Escola de Genebra, perspectivas estudadas pela professora participante da pesquisa para a escrita de sua dissertação de mestrado. Para a análise das identidades, mobilizamos a perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, o conceito de identidade como múltiplo, fluido e construído discursivamente, e o conceito de vozes sociais, para compreender se o processo de construção de identidades em mundos discursivos em disputa - a escola e a universidade - resulta em desenvolvimento profissional da professora. Os resultados salientam a importância de se considerar a formação como um processo identitário, que envolve uma construção do que é ser professor na contemporaneidade.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100579Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.1 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138651042333331info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Elvira LopesGrande,Paula Baracat Depor2018-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000100579Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:41.085929Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
title IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
spellingShingle IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
Nascimento,Elvira Lopes
identidade docente
autoconfrontação
desenvolvimento
title_short IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
title_full IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
title_fullStr IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
title_full_unstemmed IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
title_sort IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
author Nascimento,Elvira Lopes
author_facet Nascimento,Elvira Lopes
Grande,Paula Baracat De
author_role author
author2 Grande,Paula Baracat De
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Elvira Lopes
Grande,Paula Baracat De
dc.subject.por.fl_str_mv identidade docente
autoconfrontação
desenvolvimento
topic identidade docente
autoconfrontação
desenvolvimento
description RESUMO O presente artigo busca analisar as identidades docentes construídas, negociadas e disputadas no processo de inserção de uma professora da escola básica em um curso de Mestrado Profissional. Para isso, selecionamos excertos de uma sessão de autoconfrontação realizada após a conclusão do curso de formação. Partimos do arcabouço teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e da Engenharia Didática da Escola de Genebra, perspectivas estudadas pela professora participante da pesquisa para a escrita de sua dissertação de mestrado. Para a análise das identidades, mobilizamos a perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, o conceito de identidade como múltiplo, fluido e construído discursivamente, e o conceito de vozes sociais, para compreender se o processo de construção de identidades em mundos discursivos em disputa - a escola e a universidade - resulta em desenvolvimento profissional da professora. Os resultados salientam a importância de se considerar a formação como um processo identitário, que envolve uma construção do que é ser professor na contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100579
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318138651042333331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.1 2018
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525761675264