IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100579 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo busca analisar as identidades docentes construídas, negociadas e disputadas no processo de inserção de uma professora da escola básica em um curso de Mestrado Profissional. Para isso, selecionamos excertos de uma sessão de autoconfrontação realizada após a conclusão do curso de formação. Partimos do arcabouço teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e da Engenharia Didática da Escola de Genebra, perspectivas estudadas pela professora participante da pesquisa para a escrita de sua dissertação de mestrado. Para a análise das identidades, mobilizamos a perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, o conceito de identidade como múltiplo, fluido e construído discursivamente, e o conceito de vozes sociais, para compreender se o processo de construção de identidades em mundos discursivos em disputa - a escola e a universidade - resulta em desenvolvimento profissional da professora. Os resultados salientam a importância de se considerar a formação como um processo identitário, que envolve uma construção do que é ser professor na contemporaneidade. |
id |
UNICAMP-12_1817a5cd29f8a396d35cf74b1a9c1e6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132018000100579 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTOidentidade docenteautoconfrontaçãodesenvolvimentoRESUMO O presente artigo busca analisar as identidades docentes construídas, negociadas e disputadas no processo de inserção de uma professora da escola básica em um curso de Mestrado Profissional. Para isso, selecionamos excertos de uma sessão de autoconfrontação realizada após a conclusão do curso de formação. Partimos do arcabouço teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e da Engenharia Didática da Escola de Genebra, perspectivas estudadas pela professora participante da pesquisa para a escrita de sua dissertação de mestrado. Para a análise das identidades, mobilizamos a perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, o conceito de identidade como múltiplo, fluido e construído discursivamente, e o conceito de vozes sociais, para compreender se o processo de construção de identidades em mundos discursivos em disputa - a escola e a universidade - resulta em desenvolvimento profissional da professora. Os resultados salientam a importância de se considerar a formação como um processo identitário, que envolve uma construção do que é ser professor na contemporaneidade.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100579Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.1 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138651042333331info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Elvira LopesGrande,Paula Baracat Depor2018-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000100579Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:41.085929Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO |
title |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO |
spellingShingle |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO Nascimento,Elvira Lopes identidade docente autoconfrontação desenvolvimento |
title_short |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO |
title_full |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO |
title_fullStr |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO |
title_full_unstemmed |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO |
title_sort |
IDENTIDADES DOCENTES ENTRE MUNDOS DISCURSIVOS EM DISPUTA: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, LETRAMENTOS E DESENVOLVIMENTO |
author |
Nascimento,Elvira Lopes |
author_facet |
Nascimento,Elvira Lopes Grande,Paula Baracat De |
author_role |
author |
author2 |
Grande,Paula Baracat De |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento,Elvira Lopes Grande,Paula Baracat De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
identidade docente autoconfrontação desenvolvimento |
topic |
identidade docente autoconfrontação desenvolvimento |
description |
RESUMO O presente artigo busca analisar as identidades docentes construídas, negociadas e disputadas no processo de inserção de uma professora da escola básica em um curso de Mestrado Profissional. Para isso, selecionamos excertos de uma sessão de autoconfrontação realizada após a conclusão do curso de formação. Partimos do arcabouço teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e da Engenharia Didática da Escola de Genebra, perspectivas estudadas pela professora participante da pesquisa para a escrita de sua dissertação de mestrado. Para a análise das identidades, mobilizamos a perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, o conceito de identidade como múltiplo, fluido e construído discursivamente, e o conceito de vozes sociais, para compreender se o processo de construção de identidades em mundos discursivos em disputa - a escola e a universidade - resulta em desenvolvimento profissional da professora. Os resultados salientam a importância de se considerar a formação como um processo identitário, que envolve uma construção do que é ser professor na contemporaneidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100579 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000100579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138651042333331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.1 2018 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525761675264 |