A COMPARAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS OFICIAIS EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA: A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS AMPLO PARA OS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5311 |
Resumo: | A proposta inicial deste trabalho era comparar as diretrizes oficias (brasileira e americana) na área de física para o ensino médio, especificamente, o PCN+ (2002) e o NGSS (New Generation Science Standards, 2013). Observamos que os contextos de produção e de circulação do texto brasileiro e do americano são distintos, o que inibiu a comparação entre a proposta nacional e a estrangeira. Apesar dessa dificuldade, observamos que é importante visualizar os contextos de produção/ circulação dos documentos oficiais a partir das suas várias dimensões: socioeconômica, histórica e no âmbito da própria escola, no cotidiano de suas salas de aula. Concluímos que as possibilidades de significação dos documentos oficiais estão entrelaçadas ao dinamismo desses contextos. Assim, ainda que a diretriz brasileira se encontre consubstanciada pela LDB 9394/96 e pela própria Constituição Federal/88 e também em conformidade com as pesquisas na área, isso não é suficiente para assegurar o seu cumprimento ou restringir as suas possibilidades de significação. |
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A COMPARAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS OFICIAIS EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA: A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS AMPLO PARA OS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS TEXTOSDiretrizes oficias. Contextualização. Dinamismo. Currículo Nacional Comum.A proposta inicial deste trabalho era comparar as diretrizes oficias (brasileira e americana) na área de física para o ensino médio, especificamente, o PCN+ (2002) e o NGSS (New Generation Science Standards, 2013). Observamos que os contextos de produção e de circulação do texto brasileiro e do americano são distintos, o que inibiu a comparação entre a proposta nacional e a estrangeira. Apesar dessa dificuldade, observamos que é importante visualizar os contextos de produção/ circulação dos documentos oficiais a partir das suas várias dimensões: socioeconômica, histórica e no âmbito da própria escola, no cotidiano de suas salas de aula. Concluímos que as possibilidades de significação dos documentos oficiais estão entrelaçadas ao dinamismo desses contextos. Assim, ainda que a diretriz brasileira se encontre consubstanciada pela LDB 9394/96 e pela própria Constituição Federal/88 e também em conformidade com as pesquisas na área, isso não é suficiente para assegurar o seu cumprimento ou restringir as suas possibilidades de significação.Fundação Universidade Regional de Blumenau2016-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/531110.7867/1981-9943.2016v10n1p112-123Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 1 (2016); 112-1231981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5311/3259Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Ana Cecília Gamade Oliveira, Eliza Cristina2016-04-26T10:04:56Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5311Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2016-04-26T10:04:56Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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