ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade de Jesus Lelis, Diego
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gureski Rodrigues, Daniela, Saheb Pedroso, Daniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451
Resumo: A presente pesquisa do tipo estado da arte buscou responder a seguinte questão: o que as pesquisas apontam sobre a relação entre ensino, arte e sensibilidade, na educação infantil, a partir da produção acadêmica brasileira? Tendo como objetivo específico apresentar e discutir as temáticas abordadas. Assim foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando três descritores: Arte, Sensibilidade e Educação. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a análise dos resumos. Os resultados apontam um crescimento quantitativo das pesquisas, bem como a sua concentração nas regiões sul e sudeste do país. No que se refere às temáticas, observa-se que as pesquisas levantam as discussões sobre caminhos e possibilidades de realização de atividades que envolvam música, dança, pintura e visita a museus como meio de desenvolver a sensibilidades das crianças. Ademais, apresenta-se possibilidades de inserir a arte contemporânea nessas atividades, resultando em 120 referências que após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 42 para análise. Aplicando o segundo critério, a saber: níveis de ensino, foram encontradas 10 pesquisas correspondentes a Educação Infantil. Essas pesquisas são o escopo final de análise. Assim foi possível identificar que a maioria das pesquisas encontradas apresentam discussões referentes ao desenvolvimento infantil e como o ensino da arte contribui para que esse desenvolvimento ocorra.
id FURB-7_23341aa1d0021978924b163f3bc8b854
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/9451
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTILartesSensibilidadeEducação InfantilA presente pesquisa do tipo estado da arte buscou responder a seguinte questão: o que as pesquisas apontam sobre a relação entre ensino, arte e sensibilidade, na educação infantil, a partir da produção acadêmica brasileira? Tendo como objetivo específico apresentar e discutir as temáticas abordadas. Assim foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando três descritores: Arte, Sensibilidade e Educação. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a análise dos resumos. Os resultados apontam um crescimento quantitativo das pesquisas, bem como a sua concentração nas regiões sul e sudeste do país. No que se refere às temáticas, observa-se que as pesquisas levantam as discussões sobre caminhos e possibilidades de realização de atividades que envolvam música, dança, pintura e visita a museus como meio de desenvolver a sensibilidades das crianças. Ademais, apresenta-se possibilidades de inserir a arte contemporânea nessas atividades, resultando em 120 referências que após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 42 para análise. Aplicando o segundo critério, a saber: níveis de ensino, foram encontradas 10 pesquisas correspondentes a Educação Infantil. Essas pesquisas são o escopo final de análise. Assim foi possível identificar que a maioria das pesquisas encontradas apresentam discussões referentes ao desenvolvimento infantil e como o ensino da arte contribui para que esse desenvolvimento ocorra.Fundação Universidade Regional de Blumenau2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/945110.7867/1981-9943.2022v16n1p133-149Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 1 (2022): Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming; 133-1491981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451/5759Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade de Jesus Lelis, DiegoGureski Rodrigues, DanielaSaheb Pedroso, Daniele2023-08-02T18:00:39Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9451Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-08-02T18:00:39Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
title ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
Andrade de Jesus Lelis, Diego
artes
Sensibilidade
Educação Infantil
title_short ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
author Andrade de Jesus Lelis, Diego
author_facet Andrade de Jesus Lelis, Diego
Gureski Rodrigues, Daniela
Saheb Pedroso, Daniele
author_role author
author2 Gureski Rodrigues, Daniela
Saheb Pedroso, Daniele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade de Jesus Lelis, Diego
Gureski Rodrigues, Daniela
Saheb Pedroso, Daniele
dc.subject.por.fl_str_mv artes
Sensibilidade
Educação Infantil
topic artes
Sensibilidade
Educação Infantil
description A presente pesquisa do tipo estado da arte buscou responder a seguinte questão: o que as pesquisas apontam sobre a relação entre ensino, arte e sensibilidade, na educação infantil, a partir da produção acadêmica brasileira? Tendo como objetivo específico apresentar e discutir as temáticas abordadas. Assim foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando três descritores: Arte, Sensibilidade e Educação. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a análise dos resumos. Os resultados apontam um crescimento quantitativo das pesquisas, bem como a sua concentração nas regiões sul e sudeste do país. No que se refere às temáticas, observa-se que as pesquisas levantam as discussões sobre caminhos e possibilidades de realização de atividades que envolvam música, dança, pintura e visita a museus como meio de desenvolver a sensibilidades das crianças. Ademais, apresenta-se possibilidades de inserir a arte contemporânea nessas atividades, resultando em 120 referências que após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 42 para análise. Aplicando o segundo critério, a saber: níveis de ensino, foram encontradas 10 pesquisas correspondentes a Educação Infantil. Essas pesquisas são o escopo final de análise. Assim foi possível identificar que a maioria das pesquisas encontradas apresentam discussões referentes ao desenvolvimento infantil e como o ensino da arte contribui para que esse desenvolvimento ocorra.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451
10.7867/1981-9943.2022v16n1p133-149
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2022v16n1p133-149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451/5759
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 1 (2022): Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming; 133-149
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199975563264