ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451 |
Resumo: | A presente pesquisa do tipo estado da arte buscou responder a seguinte questão: o que as pesquisas apontam sobre a relação entre ensino, arte e sensibilidade, na educação infantil, a partir da produção acadêmica brasileira? Tendo como objetivo específico apresentar e discutir as temáticas abordadas. Assim foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando três descritores: Arte, Sensibilidade e Educação. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a análise dos resumos. Os resultados apontam um crescimento quantitativo das pesquisas, bem como a sua concentração nas regiões sul e sudeste do país. No que se refere às temáticas, observa-se que as pesquisas levantam as discussões sobre caminhos e possibilidades de realização de atividades que envolvam música, dança, pintura e visita a museus como meio de desenvolver a sensibilidades das crianças. Ademais, apresenta-se possibilidades de inserir a arte contemporânea nessas atividades, resultando em 120 referências que após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 42 para análise. Aplicando o segundo critério, a saber: níveis de ensino, foram encontradas 10 pesquisas correspondentes a Educação Infantil. Essas pesquisas são o escopo final de análise. Assim foi possível identificar que a maioria das pesquisas encontradas apresentam discussões referentes ao desenvolvimento infantil e como o ensino da arte contribui para que esse desenvolvimento ocorra. |
id |
FURB-7_23341aa1d0021978924b163f3bc8b854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/9451 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTILartesSensibilidadeEducação InfantilA presente pesquisa do tipo estado da arte buscou responder a seguinte questão: o que as pesquisas apontam sobre a relação entre ensino, arte e sensibilidade, na educação infantil, a partir da produção acadêmica brasileira? Tendo como objetivo específico apresentar e discutir as temáticas abordadas. Assim foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando três descritores: Arte, Sensibilidade e Educação. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a análise dos resumos. Os resultados apontam um crescimento quantitativo das pesquisas, bem como a sua concentração nas regiões sul e sudeste do país. No que se refere às temáticas, observa-se que as pesquisas levantam as discussões sobre caminhos e possibilidades de realização de atividades que envolvam música, dança, pintura e visita a museus como meio de desenvolver a sensibilidades das crianças. Ademais, apresenta-se possibilidades de inserir a arte contemporânea nessas atividades, resultando em 120 referências que após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 42 para análise. Aplicando o segundo critério, a saber: níveis de ensino, foram encontradas 10 pesquisas correspondentes a Educação Infantil. Essas pesquisas são o escopo final de análise. Assim foi possível identificar que a maioria das pesquisas encontradas apresentam discussões referentes ao desenvolvimento infantil e como o ensino da arte contribui para que esse desenvolvimento ocorra.Fundação Universidade Regional de Blumenau2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/945110.7867/1981-9943.2022v16n1p133-149Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 1 (2022): Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming; 133-1491981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451/5759Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade de Jesus Lelis, DiegoGureski Rodrigues, DanielaSaheb Pedroso, Daniele2023-08-02T18:00:39Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9451Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-08-02T18:00:39Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL Andrade de Jesus Lelis, Diego artes Sensibilidade Educação Infantil |
title_short |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
ESTADO DA ARTE: ARTE, SENSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Andrade de Jesus Lelis, Diego |
author_facet |
Andrade de Jesus Lelis, Diego Gureski Rodrigues, Daniela Saheb Pedroso, Daniele |
author_role |
author |
author2 |
Gureski Rodrigues, Daniela Saheb Pedroso, Daniele |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade de Jesus Lelis, Diego Gureski Rodrigues, Daniela Saheb Pedroso, Daniele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
artes Sensibilidade Educação Infantil |
topic |
artes Sensibilidade Educação Infantil |
description |
A presente pesquisa do tipo estado da arte buscou responder a seguinte questão: o que as pesquisas apontam sobre a relação entre ensino, arte e sensibilidade, na educação infantil, a partir da produção acadêmica brasileira? Tendo como objetivo específico apresentar e discutir as temáticas abordadas. Assim foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) utilizando três descritores: Arte, Sensibilidade e Educação. Após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foi realizada a análise dos resumos. Os resultados apontam um crescimento quantitativo das pesquisas, bem como a sua concentração nas regiões sul e sudeste do país. No que se refere às temáticas, observa-se que as pesquisas levantam as discussões sobre caminhos e possibilidades de realização de atividades que envolvam música, dança, pintura e visita a museus como meio de desenvolver a sensibilidades das crianças. Ademais, apresenta-se possibilidades de inserir a arte contemporânea nessas atividades, resultando em 120 referências que após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 42 para análise. Aplicando o segundo critério, a saber: níveis de ensino, foram encontradas 10 pesquisas correspondentes a Educação Infantil. Essas pesquisas são o escopo final de análise. Assim foi possível identificar que a maioria das pesquisas encontradas apresentam discussões referentes ao desenvolvimento infantil e como o ensino da arte contribui para que esse desenvolvimento ocorra. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451 10.7867/1981-9943.2022v16n1p133-149 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2022v16n1p133-149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9451/5759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 1 (2022): Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming; 133-149 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199975563264 |