Letramento crítico e ensino intercultural como práticas relevantes em contexto de internacionalização: foco no planejamento de um curso de alemão como LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Lívia dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8396
Resumo: Diante de um cenário de internacionalização nas universidades, é importante que a comunidade acadêmica esteja preparada para o confronto com a diversidade cultural, e para tanto, defendemos que o letramento crítico e o ensino de línguas intercultural trazem uma nova perspectiva sobre a noção de língua, cultura e a educação. Essa nova visão pode transformar a maneira como o professor planeja aulas ou cursos de língua estrangeira (LE). Assim, este artigo tem como objetivo refletir teoricamente sobre o planejamento de cursos a partir das premissas do letramento crítico e ensino intercultural, e analisar o planejamento de curso de língua alemã realizado com base nessas teorias de ensino. Para tanto, apoiaremo-nos em autores que tratam sobre o planejamento de cursos de LE (DUBIN, OLSCHTAIN, 1986; ALMEIDA FILHO, 1997; RICHARDS, 2001; ALMEIDA FILHO, 2012), o letramento crítico (HAMMOND, MACKEN-HORARIK, 1999; SOUZA, 2011; JORDÃO, 2013; ROZENFELD, 2016) e o ensino de línguas intercultural (BYRAM, 1997; HOUSE, 2007; KRAMSCH, 2009; LIDDICOAT, 2011). A partir do estudo dos autores citados, realizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória, com foco na análise do planejamento de um minicurso de seis horas, para alunos universitários de Letras, que consistiu na exibição e discussão da minissérie alemã Unsere Mütter Unsere Väter. Por meio da análise, foi possível notar que o planejamento seguiu os princípios do ensino intercultural estabelecidos no modelo de Byram (1997), e pretendeu alcançar os principais objetivos do letramento crítico, preparando o aluno, assim, para o contexto de internacionalização. Concluiu-se que, além de estar coerente com ambas as teorias, é necessário que  o professor repense sua prática e execute projetos que estimulem o aluno a agir em favor da mudança social e cidadania.
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