Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973 |
Resumo: | O objetivo deste artigo consiste em investigar a contribuição do ensino e aprendizado de inglês para uma redefinição de ética em um mundo marcado por intensas trocas interculturais, de forma a promover relações sociais mais justas e uma abertura a diferentes saberes e conhecimentos. Inicio com uma consideração sobre a relevância do conceito de ética para os estudos sobre linguagem realizados na área da Linguística Aplicada. Em seguida, discorro sobre estudos de letramento crítico, relacionando-os à necessidade de tradução no diálogo entre culturas. Por fim, examino uma proposta de ensino de inglês compatível com o letramento crítico, ao valorizar a capacidade do aprendiz em usar a língua criativamente em contextos onde é preciso negociar com a diferença cultural do outro. |
id |
UFMG-7_8eb1d1f597db4714f2da0df4c7f49fa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10973 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturasletramento crítico; ética; tradução interculturalO objetivo deste artigo consiste em investigar a contribuição do ensino e aprendizado de inglês para uma redefinição de ética em um mundo marcado por intensas trocas interculturais, de forma a promover relações sociais mais justas e uma abertura a diferentes saberes e conhecimentos. Inicio com uma consideração sobre a relevância do conceito de ética para os estudos sobre linguagem realizados na área da Linguística Aplicada. Em seguida, discorro sobre estudos de letramento crítico, relacionando-os à necessidade de tradução no diálogo entre culturas. Por fim, examino uma proposta de ensino de inglês compatível com o letramento crítico, ao valorizar a capacidade do aprendiz em usar a língua criativamente em contextos onde é preciso negociar com a diferença cultural do outro. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisTagata, William Mineo2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973/10738Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T12:07:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10973Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-11-01T12:07:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas |
title |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas |
spellingShingle |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas Tagata, William Mineo letramento crítico; ética; tradução intercultural |
title_short |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas |
title_full |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas |
title_fullStr |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas |
title_full_unstemmed |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas |
title_sort |
Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas |
author |
Tagata, William Mineo |
author_facet |
Tagata, William Mineo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tagata, William Mineo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento crítico; ética; tradução intercultural |
topic |
letramento crítico; ética; tradução intercultural |
description |
O objetivo deste artigo consiste em investigar a contribuição do ensino e aprendizado de inglês para uma redefinição de ética em um mundo marcado por intensas trocas interculturais, de forma a promover relações sociais mais justas e uma abertura a diferentes saberes e conhecimentos. Inicio com uma consideração sobre a relevância do conceito de ética para os estudos sobre linguagem realizados na área da Linguística Aplicada. Em seguida, discorro sobre estudos de letramento crítico, relacionando-os à necessidade de tradução no diálogo entre culturas. Por fim, examino uma proposta de ensino de inglês compatível com o letramento crítico, ao valorizar a capacidade do aprendiz em usar a língua criativamente em contextos onde é preciso negociar com a diferença cultural do outro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973/10738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102154571776 |