Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tagata, William Mineo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em investigar a contribuição do ensino e aprendizado de inglês para uma redefinição de ética em um mundo marcado por intensas trocas interculturais, de forma a promover relações sociais mais justas e uma abertura a diferentes saberes e conhecimentos. Inicio com uma consideração sobre a relevância do conceito de ética para os estudos sobre linguagem realizados na área da Linguística Aplicada. Em seguida, discorro sobre estudos de letramento crítico, relacionando-os à necessidade de tradução no diálogo entre culturas. Por fim, examino uma proposta de ensino de inglês compatível com o letramento crítico, ao valorizar a capacidade do aprendiz em usar a língua criativamente em contextos onde é preciso negociar com a diferença cultural do outro.   
id UFMG-7_8eb1d1f597db4714f2da0df4c7f49fa8
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10973
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturasletramento crítico; ética; tradução interculturalO objetivo deste artigo consiste em investigar a contribuição do ensino e aprendizado de inglês para uma redefinição de ética em um mundo marcado por intensas trocas interculturais, de forma a promover relações sociais mais justas e uma abertura a diferentes saberes e conhecimentos. Inicio com uma consideração sobre a relevância do conceito de ética para os estudos sobre linguagem realizados na área da Linguística Aplicada. Em seguida, discorro sobre estudos de letramento crítico, relacionando-os à necessidade de tradução no diálogo entre culturas. Por fim, examino uma proposta de ensino de inglês compatível com o letramento crítico, ao valorizar a capacidade do aprendiz em usar a língua criativamente em contextos onde é preciso negociar com a diferença cultural do outro.   Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisTagata, William Mineo2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973/10738Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T12:07:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/10973Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2017-11-01T12:07:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
title Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
spellingShingle Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
Tagata, William Mineo
letramento crítico; ética; tradução intercultural
title_short Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
title_full Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
title_fullStr Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
title_full_unstemmed Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
title_sort Ética, letramento crítico e ensino de língua inglesa no século XXI: por um diálogo entre culturas
author Tagata, William Mineo
author_facet Tagata, William Mineo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tagata, William Mineo
dc.subject.por.fl_str_mv letramento crítico; ética; tradução intercultural
topic letramento crítico; ética; tradução intercultural
description O objetivo deste artigo consiste em investigar a contribuição do ensino e aprendizado de inglês para uma redefinição de ética em um mundo marcado por intensas trocas interculturais, de forma a promover relações sociais mais justas e uma abertura a diferentes saberes e conhecimentos. Inicio com uma consideração sobre a relevância do conceito de ética para os estudos sobre linguagem realizados na área da Linguística Aplicada. Em seguida, discorro sobre estudos de letramento crítico, relacionando-os à necessidade de tradução no diálogo entre culturas. Por fim, examino uma proposta de ensino de inglês compatível com o letramento crítico, ao valorizar a capacidade do aprendiz em usar a língua criativamente em contextos onde é preciso negociar com a diferença cultural do outro.   
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/10973/10738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 17, No 3 (2017)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102154571776