REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8650 |
Resumo: | O presente artigo utiliza uma análise de conteúdo para descrever como é representada a relação entre animais de estimação e seus donos na mídia brasileira. Para tanto, foram analisados 10 anos de propagandas encontradas nos acervos das agências Cão Modelo e Pet Model Brasil, totalizando 97 anúncios. Os resultados apontam que, além de fonte de conforto emocional e facilitador social, os animais de estimação têm sido representados cada vez mais como parte da família, sendo então utilizados nas propagandas com a intenção de criar ligações positivas e aproximar a marca do público alvo. |
id |
FURB-7_43425358a6c21f70544177a32d36dde5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/8650 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017Marketing. Comunicação. Animais de estimação. Propaganda. Análise de Conteúdo.O presente artigo utiliza uma análise de conteúdo para descrever como é representada a relação entre animais de estimação e seus donos na mídia brasileira. Para tanto, foram analisados 10 anos de propagandas encontradas nos acervos das agências Cão Modelo e Pet Model Brasil, totalizando 97 anúncios. Os resultados apontam que, além de fonte de conforto emocional e facilitador social, os animais de estimação têm sido representados cada vez mais como parte da família, sendo então utilizados nas propagandas com a intenção de criar ligações positivas e aproximar a marca do público alvo.Fundação Universidade Regional de Blumenau2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/865010.7867/1981-9943.2020v14n1p074-092Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 1 (2020); 074-0921981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8650/4846Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa Acevedo, ClaudiaCastilho, FernandaAlves Catão, Bruno2022-07-14T14:57:19Zoai:ojs.bu.furb.br:article/8650Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:57:19Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017 |
title |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017 |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017 Rosa Acevedo, Claudia Marketing. Comunicação. Animais de estimação. Propaganda. Análise de Conteúdo. |
title_short |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017 |
title_full |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017 |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017 |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017 |
title_sort |
REPRESENTAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NA PROPAGANDA BRASILEIRA DE 2007 A 2017 |
author |
Rosa Acevedo, Claudia |
author_facet |
Rosa Acevedo, Claudia Castilho, Fernanda Alves Catão, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Castilho, Fernanda Alves Catão, Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa Acevedo, Claudia Castilho, Fernanda Alves Catão, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing. Comunicação. Animais de estimação. Propaganda. Análise de Conteúdo. |
topic |
Marketing. Comunicação. Animais de estimação. Propaganda. Análise de Conteúdo. |
description |
O presente artigo utiliza uma análise de conteúdo para descrever como é representada a relação entre animais de estimação e seus donos na mídia brasileira. Para tanto, foram analisados 10 anos de propagandas encontradas nos acervos das agências Cão Modelo e Pet Model Brasil, totalizando 97 anúncios. Os resultados apontam que, além de fonte de conforto emocional e facilitador social, os animais de estimação têm sido representados cada vez mais como parte da família, sendo então utilizados nas propagandas com a intenção de criar ligações positivas e aproximar a marca do público alvo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8650 10.7867/1981-9943.2020v14n1p074-092 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8650 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2020v14n1p074-092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/8650/4846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 14 n. 1 (2020); 074-092 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199610658816 |