A PERENIDADE DOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS NO ANO DO CENTENÃRIO DE MORTE DO AUTOR
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2302 |
Resumo: | RESUMOEste artigo discute sobre a perenidade e a recepção de contos de Machado de Assis, tendo em vista projeto desenvolvido que buscou saber se aulas de leitura de contos, associadas às celebrações do centenário de morte do autor, despertariam interesse nos jovens pela leitura de um autor clássico. Pesquisa-ação, desenvolvida durante dez horas-aula presenciais, com uma amostra de 37 alunos de uma escola municipal de educação fundamental. A metodologia de trabalho contemplou aulas de leitura e de produção textual de gêneros diversos, utilizando material impresso e videoclipes. A análise dos resultados - realizada através de instrumento de apreciação respondido pelos alunos e questionário aplicado à professora de classe e à bibliotecária, bem como de registros feitos durante as intervenções -, teve como critérios: interesse pelas leituras e pelas atividades, e atitudes positivas de recepção dos textos. Os resultados observados dão conta de que, embora haja interesse por atividades de leitura e de produção textual, há dificuldades na recepção de leitura de um autor clássico e na atribuição de valor a bens culturais como literatura e eventos comemorativos. O letramento literário, portanto, especialmente no que se refere a um autor clássico, é uma meta a ser alcançada na educação dos jovens brasileiros. |
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A PERENIDADE DOS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS NO ANO DO CENTENÃRIO DE MORTE DO AUTORLiteraturaLetramento literárioCanonicidade.RESUMOEste artigo discute sobre a perenidade e a recepção de contos de Machado de Assis, tendo em vista projeto desenvolvido que buscou saber se aulas de leitura de contos, associadas às celebrações do centenário de morte do autor, despertariam interesse nos jovens pela leitura de um autor clássico. Pesquisa-ação, desenvolvida durante dez horas-aula presenciais, com uma amostra de 37 alunos de uma escola municipal de educação fundamental. A metodologia de trabalho contemplou aulas de leitura e de produção textual de gêneros diversos, utilizando material impresso e videoclipes. A análise dos resultados - realizada através de instrumento de apreciação respondido pelos alunos e questionário aplicado à professora de classe e à bibliotecária, bem como de registros feitos durante as intervenções -, teve como critérios: interesse pelas leituras e pelas atividades, e atitudes positivas de recepção dos textos. Os resultados observados dão conta de que, embora haja interesse por atividades de leitura e de produção textual, há dificuldades na recepção de leitura de um autor clássico e na atribuição de valor a bens culturais como literatura e eventos comemorativos. O letramento literário, portanto, especialmente no que se refere a um autor clássico, é uma meta a ser alcançada na educação dos jovens brasileiros.Fundação Universidade Regional de Blumenau2013-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/230210.7867/1981-9943.2012v6n2p163-183Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 6 n. 2 (2012); 163-1831981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/2302/2336Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Maria Salete dePerego, Rogério2013-06-06T14:38:15Zoai:ojs.bu.furb.br:article/2302Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2013-06-06T14:38:15Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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