ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO PELA INFÂNCIA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5977 |
Resumo: | O artigo “Ética, estética e política na educação pela infância” tem o compromisso de levantar alguns pontos relevantes sobre uma educação pela infância. A ideia é iniciar com a reflexão do que entendemos por infâncias e os atravessamentos que permeiam a educação em seus aspectos éticos, estéticos e políticos. E nesse território quem é o professor que atua na educação pela infância? É um provocador de afetos? É um profissional que mobiliza a inserção das crianças em experiências sensíveis? Para que pudéssemos aprofundar tais questões, buscamos nos documentos oficiais – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Base Nacional Comum Curricular (2016), esse último ainda em trâmite – quais os principais pontos destacados no que se refere à educação pela infância e se nas suas orientações apontam para o encontro de uma educação pelo sensível. Também trouxemos para a discussão alguns autores que permeiam o olhar do professor e da criança, habitando ideias sobre ética, estética, política, experiência, sentidos, afeto e educação: Alves (2014), Cassirer (1997), Cabral e Nick (1999), Deleuze (2006), Deleuze e Guattari (2010), Duarte Jr. (2010; 2002), Estévez (2003), Hillal (1985), Kohan (2008), Larrosa (2013; 2004; 2002), Leontiev (2000), Masschelein e Simons (2015), Maldonato (2012), Meira e Pillotto (2010), Passos, Kastrup e Escóssia (2014), Rios (2010; 2011), Sawaia (1992), Skliar (2014; 2003), Ostrower (1986), Taille, Dantas e Oliveira (1992), Wallon (1989). Portanto, este artigo tem como desafio, para além da reflexão sobre a temática apresentada, mobilizar nossas práticas educativas para a infância, em um tempo/lugar de sensibilidades. |
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ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO PELA INFÂNCIAEducação. Infância. Ética/Estética/Política. Afetos. Sensibilidades.O artigo “Ética, estética e política na educação pela infância” tem o compromisso de levantar alguns pontos relevantes sobre uma educação pela infância. A ideia é iniciar com a reflexão do que entendemos por infâncias e os atravessamentos que permeiam a educação em seus aspectos éticos, estéticos e políticos. E nesse território quem é o professor que atua na educação pela infância? É um provocador de afetos? É um profissional que mobiliza a inserção das crianças em experiências sensíveis? Para que pudéssemos aprofundar tais questões, buscamos nos documentos oficiais – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Base Nacional Comum Curricular (2016), esse último ainda em trâmite – quais os principais pontos destacados no que se refere à educação pela infância e se nas suas orientações apontam para o encontro de uma educação pelo sensível. Também trouxemos para a discussão alguns autores que permeiam o olhar do professor e da criança, habitando ideias sobre ética, estética, política, experiência, sentidos, afeto e educação: Alves (2014), Cassirer (1997), Cabral e Nick (1999), Deleuze (2006), Deleuze e Guattari (2010), Duarte Jr. (2010; 2002), Estévez (2003), Hillal (1985), Kohan (2008), Larrosa (2013; 2004; 2002), Leontiev (2000), Masschelein e Simons (2015), Maldonato (2012), Meira e Pillotto (2010), Passos, Kastrup e Escóssia (2014), Rios (2010; 2011), Sawaia (1992), Skliar (2014; 2003), Ostrower (1986), Taille, Dantas e Oliveira (1992), Wallon (1989). Portanto, este artigo tem como desafio, para além da reflexão sobre a temática apresentada, mobilizar nossas práticas educativas para a infância, em um tempo/lugar de sensibilidades. Fundação Universidade Regional de Blumenau2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/597710.7867/1981-9943.2016v10n3p461-475Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 461-4751981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5977/3409Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPillotto, Sílvia Sell DuarteSilva, Carla Clauber da2016-11-24T16:55:20Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5977Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2016-11-24T16:55:20Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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