AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4420 |
Resumo: | Este artigo trata das implicações psicológicas e pedagógicas suscitadas pelo debate travado em torno dos possíveis aspectos negativos e/ou positivos que a prática do Bilinguismo Precoce pode provocar nas crianças. Constatam-se divergências entre psicolinguistas e neurolinguistas sobre os benefícios ou não em expor crianças em idade precoce para adquirir uma segunda língua. É sabido que a metade da população do mundo é funcionalmente bilíngüe, o que indica que muitas crianças crescem, adquirindo normalmente duas ou mais línguas de forma espontânea no ambiente doméstico e/ou escolar. Apresentamos, a partir da pesquisa em aquisição da linguagem com crianças de famílias que usam o italiano (talian) e o português em seu ambiente familiar, algumas conclusões à luz de autores clássicos como Lenneberg (1967) e Titone (1993), que defendem a existência no cérebro humano de uma inicial plasticidade neurocerebral e uma incompleta lateralização hemisférica da primeira infância, permitindo facilmente a aquisição de duas ou mais linguas em contexto familiar ou escolar, sem qualquer prejuízo de cunho psicológico e/ou neurológico para a criança. |
id |
FURB-7_835c756ba27dcf4a50c7661ac2432660 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/4420 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMOAquisição da LinguagemBilinguismo Precoce.Este artigo trata das implicações psicológicas e pedagógicas suscitadas pelo debate travado em torno dos possíveis aspectos negativos e/ou positivos que a prática do Bilinguismo Precoce pode provocar nas crianças. Constatam-se divergências entre psicolinguistas e neurolinguistas sobre os benefícios ou não em expor crianças em idade precoce para adquirir uma segunda língua. É sabido que a metade da população do mundo é funcionalmente bilíngüe, o que indica que muitas crianças crescem, adquirindo normalmente duas ou mais línguas de forma espontânea no ambiente doméstico e/ou escolar. Apresentamos, a partir da pesquisa em aquisição da linguagem com crianças de famílias que usam o italiano (talian) e o português em seu ambiente familiar, algumas conclusões à luz de autores clássicos como Lenneberg (1967) e Titone (1993), que defendem a existência no cérebro humano de uma inicial plasticidade neurocerebral e uma incompleta lateralização hemisférica da primeira infância, permitindo facilmente a aquisição de duas ou mais linguas em contexto familiar ou escolar, sem qualquer prejuízo de cunho psicológico e/ou neurológico para a criança.Fundação Universidade Regional de Blumenau2015-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/442010.7867/1981-9943.2015v9n1p85-104Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 9 n. 1 (2015); 85-1041981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4420/2909Copyright (c) 2015 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMengarda, Elias Jose2015-05-06T10:38:11Zoai:ojs.bu.furb.br:article/4420Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2015-05-06T10:38:11Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO |
title |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO |
spellingShingle |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO Mengarda, Elias Jose Aquisição da Linguagem Bilinguismo Precoce. |
title_short |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO |
title_full |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO |
title_fullStr |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO |
title_full_unstemmed |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO |
title_sort |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E BILINGUISMO |
author |
Mengarda, Elias Jose |
author_facet |
Mengarda, Elias Jose |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mengarda, Elias Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição da Linguagem Bilinguismo Precoce. |
topic |
Aquisição da Linguagem Bilinguismo Precoce. |
description |
Este artigo trata das implicações psicológicas e pedagógicas suscitadas pelo debate travado em torno dos possíveis aspectos negativos e/ou positivos que a prática do Bilinguismo Precoce pode provocar nas crianças. Constatam-se divergências entre psicolinguistas e neurolinguistas sobre os benefícios ou não em expor crianças em idade precoce para adquirir uma segunda língua. É sabido que a metade da população do mundo é funcionalmente bilíngüe, o que indica que muitas crianças crescem, adquirindo normalmente duas ou mais línguas de forma espontânea no ambiente doméstico e/ou escolar. Apresentamos, a partir da pesquisa em aquisição da linguagem com crianças de famílias que usam o italiano (talian) e o português em seu ambiente familiar, algumas conclusões à luz de autores clássicos como Lenneberg (1967) e Titone (1993), que defendem a existência no cérebro humano de uma inicial plasticidade neurocerebral e uma incompleta lateralização hemisférica da primeira infância, permitindo facilmente a aquisição de duas ou mais linguas em contexto familiar ou escolar, sem qualquer prejuízo de cunho psicológico e/ou neurológico para a criança. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4420 10.7867/1981-9943.2015v9n1p85-104 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4420 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2015v9n1p85-104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/4420/2909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 9 n. 1 (2015); 85-104 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199106293760 |