A INTERFERÊNCIA DAS DIFERENÇAS PARAMÉTRICAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA POR CRIANÇAS BILÍNGUES FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, LARISSA DO NASCIMENTO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28458
Resumo: O trabalho consistiu na coleta e análise de dados de duas turmas do programa bilíngue de uma escola da cidade de Salvador, com o objetivo de verificar como crianças falantes nativas de português brasileiro adquirem a língua inglesa, com foco central na aquisição das estruturas que comportam diferenças paramétricas entre os dois idiomas: a concordância negativa, o movimento-wh e o parâmetro de sujeito nulo. O trabalho teve como embasamento teórico os princípios da gramática gerativa, desenvolvida por Chomsky (1957) e (1994), bem como os estudos bilíngues, principalmente, os apresentados por Hamers & Blanc (2000). Através de um estudo de caso descritivo, procurou-se apresentar a interferência da língua materna durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, mesmo quando esta aprendizagem é realizada em contexto bilíngue desde muito cedo, o que foi o caso dos integrantes da pesquisa em questão. As crianças participantes do estudo começaram a adquirir a língua inglesa em um programa bilíngue a partir dos 6 anos de idade; além disso, muitas delas possuem contato com a L2/LE fora da sala de aula. Com o objetivo de ilustrar a realidade desse processo de aprendizagem, fizemos menção, também, à mistura que as crianças realizam entre o idioma estrangeiro e a língua materna e como parece natural o seu processo de aprendizagem, bem como a constante criação e adaptação de palavras e o code-switching que realizam de maneira rápida e eficiente. O processo de pesquisa consistiu na observação integral de aulas de duas horas diárias por cerca de quatro semanas, na qual foram realizadas gravações de áudio e anotações dos dados coletados, com o mínimo de interação possível. Dessa forma, a pesquisa se tratou de um estudo menos controlado devido à dificuldade de coleta de dados e, portanto, os mais variados dados surgiram, o que favorece ideias para novas pesquisas.
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Através de um estudo de caso descritivo, procurou-se apresentar a interferência da língua materna durante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, mesmo quando esta aprendizagem é realizada em contexto bilíngue desde muito cedo, o que foi o caso dos integrantes da pesquisa em questão. As crianças participantes do estudo começaram a adquirir a língua inglesa em um programa bilíngue a partir dos 6 anos de idade; além disso, muitas delas possuem contato com a L2/LE fora da sala de aula. Com o objetivo de ilustrar a realidade desse processo de aprendizagem, fizemos menção, também, à mistura que as crianças realizam entre o idioma estrangeiro e a língua materna e como parece natural o seu processo de aprendizagem, bem como a constante criação e adaptação de palavras e o code-switching que realizam de maneira rápida e eficiente. O processo de pesquisa consistiu na observação integral de aulas de duas horas diárias por cerca de quatro semanas, na qual foram realizadas gravações de áudio e anotações dos dados coletados, com o mínimo de interação possível. Dessa forma, a pesquisa se tratou de um estudo menos controlado devido à dificuldade de coleta de dados e, portanto, os mais variados dados surgiram, o que favorece ideias para novas pesquisas.Submitted by Colegiado de Letras - Língua Estrangeira Moderna ou Clássica 403 (cl403@ufba.br) on 2019-01-24T22:35:11Z No. of bitstreams: 1 TCC - Larissa do Nascimento 2018.2.pdf: 715870 bytes, checksum: 705f2f4a5746f7e5422075ec88bdf447 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-01-25T12:56:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Larissa do Nascimento 2018.2.pdf: 715870 bytes, checksum: 705f2f4a5746f7e5422075ec88bdf447 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-25T12:56:58Z (GMT). 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