Bilinguismo na educação infantil : a BNCC e a prática na aquisição da linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253200 |
Resumo: | A Educação Infantil é o primeiro contato social independente do ser humano. Para tanto, a comunicação estabelece papel fundamental na construção de relações. O desenvolvimento de atividades que oportunizem a aquisição e construção da Língua Inglesa nessa fase da vida potencializa não apenas a conquista do bilinguismo como também o desenvolvimento psicopedagógico dos estudantes. Através de metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, a importância dessa facilitação do contato com um segundo idioma já na Educação Infantil foi analisada. Por meio de estudos desenvolvidos por Vigotsky (1991), Brun (2003) e Vercelli (2012) sobre o desenvolvimento linguístico foi possível comparar e aplicar a teoria à prática desenvolvida com alunos de Educação Infantil ao longo de quase uma década e verificar os resultados no crescimento dos alunos e o bilinguismo. Finalmente, debruçamo-nos sob a legislação vigente e sua aplicabilidade de acordo com os Campos de Experiência previstos pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. |
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Souza, Ariadne Andrin deScherer, Ana Paula Rigatti2022-12-24T05:06:05Z2022http://hdl.handle.net/10183/253200001154680A Educação Infantil é o primeiro contato social independente do ser humano. Para tanto, a comunicação estabelece papel fundamental na construção de relações. O desenvolvimento de atividades que oportunizem a aquisição e construção da Língua Inglesa nessa fase da vida potencializa não apenas a conquista do bilinguismo como também o desenvolvimento psicopedagógico dos estudantes. Através de metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, a importância dessa facilitação do contato com um segundo idioma já na Educação Infantil foi analisada. Por meio de estudos desenvolvidos por Vigotsky (1991), Brun (2003) e Vercelli (2012) sobre o desenvolvimento linguístico foi possível comparar e aplicar a teoria à prática desenvolvida com alunos de Educação Infantil ao longo de quase uma década e verificar os resultados no crescimento dos alunos e o bilinguismo. Finalmente, debruçamo-nos sob a legislação vigente e sua aplicabilidade de acordo com os Campos de Experiência previstos pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.Resumo em língua estrangeira não disponívelapplication/pdfporBase Nacional Comum Curricular (BNCC)BilingüismoAquisição da linguagemLíngua inglesaEducação infantilBilinguismo na educação infantil : a BNCC e a prática na aquisição da linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154680.pdf.txt001154680.pdf.txtExtracted Texttext/plain72469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253200/2/001154680.pdf.txtf9d73205d22fe50da7725160a2d1d541MD52ORIGINAL001154680.pdfTexto completoapplication/pdf451966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253200/1/001154680.pdf7cb11c7f439c5ca845becfe006ebe470MD5110183/2532002022-12-25 05:56:58.304616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253200Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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