Bilinguismo na educação infantil : a BNCC e a prática na aquisição da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ariadne Andrin de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253200
Resumo: A Educação Infantil é o primeiro contato social independente do ser humano. Para tanto, a comunicação estabelece papel fundamental na construção de relações. O desenvolvimento de atividades que oportunizem a aquisição e construção da Língua Inglesa nessa fase da vida potencializa não apenas a conquista do bilinguismo como também o desenvolvimento psicopedagógico dos estudantes. Através de metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, a importância dessa facilitação do contato com um segundo idioma já na Educação Infantil foi analisada. Por meio de estudos desenvolvidos por Vigotsky (1991), Brun (2003) e Vercelli (2012) sobre o desenvolvimento linguístico foi possível comparar e aplicar a teoria à prática desenvolvida com alunos de Educação Infantil ao longo de quase uma década e verificar os resultados no crescimento dos alunos e o bilinguismo. Finalmente, debruçamo-nos sob a legislação vigente e sua aplicabilidade de acordo com os Campos de Experiência previstos pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.
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