DESLIGUEM SUAS CÂMERAS, O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR!
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10740 |
Resumo: | Este artigo, resultado do projeto de pesquisa O teatro e a peste: uma investigação sobre as criações teatrais durante a pandemia da Covid-19 (PIBIC 2021/2022) e em sinergia com parte das investigações de pós-doutorado, em andamento, O teatro latino-americano e a peste: uma investigação sobre as criações teatrais durante a pandemia da Covid-19, apresenta algumas estratégias de criação teatral digital adotadas por grupos e artistas nordestinos durante a quarentena pandêmica. O estudo foi efetuado a partir de consultas nas redes sociais e em plataformas de compartilhamento de vídeos, além de leituras de artigos eletrônicos, bem como apreciação de obras e leituras dramáticas disponibilizadas na internet (ao vivo ou gravadas). Durante a quarentena, não pela tentativa de substituir o encontro presencial pelo virtual, mas na luta pela sobrevivência e pela necessidade intrínseca de criação, de forma rápida e eficiente, os artistas com seus conhecimentos teatrais encontraram uma saída diante do caos sanitário e político brasileiro atual e, com o teatro digital, alcançaram os espectadores, entraram em suas casas, e esse é um caminho irreversível. |
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DESLIGUEM SUAS CÂMERAS, O ESPETÁCULO VAI COMEÇAR!Este artigo, resultado do projeto de pesquisa O teatro e a peste: uma investigação sobre as criações teatrais durante a pandemia da Covid-19 (PIBIC 2021/2022) e em sinergia com parte das investigações de pós-doutorado, em andamento, O teatro latino-americano e a peste: uma investigação sobre as criações teatrais durante a pandemia da Covid-19, apresenta algumas estratégias de criação teatral digital adotadas por grupos e artistas nordestinos durante a quarentena pandêmica. O estudo foi efetuado a partir de consultas nas redes sociais e em plataformas de compartilhamento de vídeos, além de leituras de artigos eletrônicos, bem como apreciação de obras e leituras dramáticas disponibilizadas na internet (ao vivo ou gravadas). Durante a quarentena, não pela tentativa de substituir o encontro presencial pelo virtual, mas na luta pela sobrevivência e pela necessidade intrínseca de criação, de forma rápida e eficiente, os artistas com seus conhecimentos teatrais encontraram uma saída diante do caos sanitário e político brasileiro atual e, com o teatro digital, alcançaram os espectadores, entraram em suas casas, e esse é um caminho irreversível.Fundação Universidade Regional de Blumenau2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1074010.7867/1981-9943.2022v16n3p043-055Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 3 (2022): Linguagens de (Re)Existência de corpos perigosos e subversivos: pretos, indígenas e dissidentes na cena das artes; 043-0551981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10740/5843Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomano, Olívia CamboimDOS SANTOS, LAENISSON2023-03-24T18:10:04Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10740Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-03-24T18:10:04Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
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