GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5616 |
Resumo: | O presente artigo examina a construção conjunta, local e contingente da oposição de identidades sociais pelos participantes em uma sala de aula de inglês como língua adicional, através da análise de sua fala-em-interação durante uma atividade pedagógica. A perspectiva teórico-metodológica adotada baseia-se na Análise da Conversa para Aquisição de Segunda Língua (FIRTH; WAGNER, 2007; LODER; JUNG, 2008) e nos estudos das identidades e linguagem no contexto social (MOITA LOPES, 2002; HALL, 2001). O estudo permitiu averiguar que, ao longo da interação, os participantes exibem, uns para os outros, relações identitárias opostas e conflituosas, ao se darem conta de quem são e de quem não são, atuando como agentes da construção de uma polarização entre as categorias identitárias de “gaúchos” versus “não gaúchos”. Tais ações foram desencadeadas por uma discordância em relação à uma posição assumida por um dos participantes, sendo, portanto, o "outro" crucial para a construção, momento-a-momento, dessas identidades sociais opostas, que não são fixas e nem podem ser pré-determinadas pelo pesquisador ou por apenas um dos envolvidos. Ao demostrar que o confronto instaurado abriu espaço para que os participantes, através do uso da linguagem, mobilizassem diferentes recursos linguísticos e extralinguísticos na língua adicional para construírem suas identidades, o estudo fornece uma contribuição para as pesquisas relacionadas a questões identitárias em sala de aula e na prática docente, trazendo elementos para que os educadores atuem de modo inclusivo e reflexivo, promovendo uma aprendizagem mais significativa e efetiva em sala de aula. |
id |
FURB-7_8675945ec00b7e77f1ce0b2e4dcd66d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5616 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULAAnálise da Conversa para Aquisição de Segunda Línguasala de aulaidentidades sociaisprática docente.O presente artigo examina a construção conjunta, local e contingente da oposição de identidades sociais pelos participantes em uma sala de aula de inglês como língua adicional, através da análise de sua fala-em-interação durante uma atividade pedagógica. A perspectiva teórico-metodológica adotada baseia-se na Análise da Conversa para Aquisição de Segunda Língua (FIRTH; WAGNER, 2007; LODER; JUNG, 2008) e nos estudos das identidades e linguagem no contexto social (MOITA LOPES, 2002; HALL, 2001). O estudo permitiu averiguar que, ao longo da interação, os participantes exibem, uns para os outros, relações identitárias opostas e conflituosas, ao se darem conta de quem são e de quem não são, atuando como agentes da construção de uma polarização entre as categorias identitárias de “gaúchos” versus “não gaúchos”. Tais ações foram desencadeadas por uma discordância em relação à uma posição assumida por um dos participantes, sendo, portanto, o "outro" crucial para a construção, momento-a-momento, dessas identidades sociais opostas, que não são fixas e nem podem ser pré-determinadas pelo pesquisador ou por apenas um dos envolvidos. Ao demostrar que o confronto instaurado abriu espaço para que os participantes, através do uso da linguagem, mobilizassem diferentes recursos linguísticos e extralinguísticos na língua adicional para construírem suas identidades, o estudo fornece uma contribuição para as pesquisas relacionadas a questões identitárias em sala de aula e na prática docente, trazendo elementos para que os educadores atuem de modo inclusivo e reflexivo, promovendo uma aprendizagem mais significativa e efetiva em sala de aula.Fundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/561610.7867/1981-9943.2017v11n1p390-407Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 390-4071981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5616/3578Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaumvol, Laura Knijnik2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5616Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA |
title |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA Baumvol, Laura Knijnik Análise da Conversa para Aquisição de Segunda Língua sala de aula identidades sociais prática docente. |
title_short |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA |
title_full |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA |
title_sort |
GAÚCHOS VERSUS NÃO GAÚCHOS: O USO DE LÍNGUA ADICIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS E OPOSIÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA |
author |
Baumvol, Laura Knijnik |
author_facet |
Baumvol, Laura Knijnik |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baumvol, Laura Knijnik |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise da Conversa para Aquisição de Segunda Língua sala de aula identidades sociais prática docente. |
topic |
Análise da Conversa para Aquisição de Segunda Língua sala de aula identidades sociais prática docente. |
description |
O presente artigo examina a construção conjunta, local e contingente da oposição de identidades sociais pelos participantes em uma sala de aula de inglês como língua adicional, através da análise de sua fala-em-interação durante uma atividade pedagógica. A perspectiva teórico-metodológica adotada baseia-se na Análise da Conversa para Aquisição de Segunda Língua (FIRTH; WAGNER, 2007; LODER; JUNG, 2008) e nos estudos das identidades e linguagem no contexto social (MOITA LOPES, 2002; HALL, 2001). O estudo permitiu averiguar que, ao longo da interação, os participantes exibem, uns para os outros, relações identitárias opostas e conflituosas, ao se darem conta de quem são e de quem não são, atuando como agentes da construção de uma polarização entre as categorias identitárias de “gaúchos” versus “não gaúchos”. Tais ações foram desencadeadas por uma discordância em relação à uma posição assumida por um dos participantes, sendo, portanto, o "outro" crucial para a construção, momento-a-momento, dessas identidades sociais opostas, que não são fixas e nem podem ser pré-determinadas pelo pesquisador ou por apenas um dos envolvidos. Ao demostrar que o confronto instaurado abriu espaço para que os participantes, através do uso da linguagem, mobilizassem diferentes recursos linguísticos e extralinguísticos na língua adicional para construírem suas identidades, o estudo fornece uma contribuição para as pesquisas relacionadas a questões identitárias em sala de aula e na prática docente, trazendo elementos para que os educadores atuem de modo inclusivo e reflexivo, promovendo uma aprendizagem mais significativa e efetiva em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5616 10.7867/1981-9943.2017v11n1p390-407 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5616 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2017v11n1p390-407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5616/3578 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 390-407 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199499509760 |