A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a relação entre a leitura e a experiência na Proposta Curricular de Santa Catarina. A partir do presente documento, questiona-se: i) tem se considerado as experiências com a leitura desses estudantes na escola e fora dela?; ii) qual o lugar da experiência nas práticas de leitura? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (MINAYO, 2007) norteada pela Proposta Curricular de Santa Catarina (1991; 1998a; 1998b; 1998c; 2005; 2014) perpassada por reflexões de Bakhtin (2012), Benjamin (1994; 2002), Foucault (1984; 2008) e Larrosa (2011). Os resultados apontam que o lugar da experiência nas práticas de leitura na Proposta Curricular de Santa Catarina sinaliza para aquele que comporta uma verdade e respeita o particular, o subjetivo que traz consigo, que é de si e para si daquilo que não se viveu. Assim, a experiência nessa perspectiva histórico-cultural não comporta um saber único, correto, mas sim, pensar no outro e como posso constituir-me nessa relação não vivida antes com esse outro. |
id |
FURB-7_9d3bfbfb3e6c3851d06873a757d17347 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/6721 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINAProposta Curricular de Santa CatarinaLeituraExperiência.Este artigo objetiva analisar a relação entre a leitura e a experiência na Proposta Curricular de Santa Catarina. A partir do presente documento, questiona-se: i) tem se considerado as experiências com a leitura desses estudantes na escola e fora dela?; ii) qual o lugar da experiência nas práticas de leitura? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (MINAYO, 2007) norteada pela Proposta Curricular de Santa Catarina (1991; 1998a; 1998b; 1998c; 2005; 2014) perpassada por reflexões de Bakhtin (2012), Benjamin (1994; 2002), Foucault (1984; 2008) e Larrosa (2011). Os resultados apontam que o lugar da experiência nas práticas de leitura na Proposta Curricular de Santa Catarina sinaliza para aquele que comporta uma verdade e respeita o particular, o subjetivo que traz consigo, que é de si e para si daquilo que não se viveu. Assim, a experiência nessa perspectiva histórico-cultural não comporta um saber único, correto, mas sim, pensar no outro e como posso constituir-me nessa relação não vivida antes com esse outro. Fundação Universidade Regional de Blumenau2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/672110.7867/1981-9943.2018v12n1p101-116Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 12 n. 1 (2018); 101-1161981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721/4165Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPottmeier, Sandra2022-07-14T14:59:00Zoai:ojs.bu.furb.br:article/6721Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:59Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA |
title |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA |
spellingShingle |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Pottmeier, Sandra Proposta Curricular de Santa Catarina Leitura Experiência. |
title_short |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA |
title_full |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA |
title_fullStr |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA |
title_full_unstemmed |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA |
title_sort |
A LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA |
author |
Pottmeier, Sandra |
author_facet |
Pottmeier, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pottmeier, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proposta Curricular de Santa Catarina Leitura Experiência. |
topic |
Proposta Curricular de Santa Catarina Leitura Experiência. |
description |
Este artigo objetiva analisar a relação entre a leitura e a experiência na Proposta Curricular de Santa Catarina. A partir do presente documento, questiona-se: i) tem se considerado as experiências com a leitura desses estudantes na escola e fora dela?; ii) qual o lugar da experiência nas práticas de leitura? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (MINAYO, 2007) norteada pela Proposta Curricular de Santa Catarina (1991; 1998a; 1998b; 1998c; 2005; 2014) perpassada por reflexões de Bakhtin (2012), Benjamin (1994; 2002), Foucault (1984; 2008) e Larrosa (2011). Os resultados apontam que o lugar da experiência nas práticas de leitura na Proposta Curricular de Santa Catarina sinaliza para aquele que comporta uma verdade e respeita o particular, o subjetivo que traz consigo, que é de si e para si daquilo que não se viveu. Assim, a experiência nessa perspectiva histórico-cultural não comporta um saber único, correto, mas sim, pensar no outro e como posso constituir-me nessa relação não vivida antes com esse outro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721 10.7867/1981-9943.2018v12n1p101-116 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2018v12n1p101-116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/6721/4165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 12 n. 1 (2018); 101-116 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199552987136 |