ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019 |
Resumo: | Este artigo apresenta as indicações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna nos espaços de privação de liberdade do Estado de Santa Catarina, presentes nos documentos orientadores, e busca aproximar os futuros docentes, pesquisadores e interessados à área de Educação de Jovens e Adultos nesses espaços. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a EJA no Estado, este trabalho retrata as indicações contidas nos documentos orientadores, a saber: a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014); o Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (2017) e o Projeto Político-Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018, 2019) e apresenta, através de dados numéricos, a atual situação educacional, em geral, desses espaços. A análise de tais documentos dá conta de certo distanciamento das indicações com a concepção de formação humana integral e a ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna. |
id |
FURB-7_9ddf157f9b48c07cd3b3f9d51a31d8c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/10019 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕESEJAEnsino de LínguaFormação humana integralPrivação de liberdade.Este artigo apresenta as indicações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna nos espaços de privação de liberdade do Estado de Santa Catarina, presentes nos documentos orientadores, e busca aproximar os futuros docentes, pesquisadores e interessados à área de Educação de Jovens e Adultos nesses espaços. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a EJA no Estado, este trabalho retrata as indicações contidas nos documentos orientadores, a saber: a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014); o Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (2017) e o Projeto Político-Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018, 2019) e apresenta, através de dados numéricos, a atual situação educacional, em geral, desses espaços. A análise de tais documentos dá conta de certo distanciamento das indicações com a concepção de formação humana integral e a ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1001910.7867/1981-9943.2021v15n3p004-024Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 3 (2021); 004-0241981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019/5658Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedralli, RosângelaNarciso, Carolina Fabricia2021-12-20T20:55:05Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10019Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2021-12-20T20:55:05Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
spellingShingle |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES Pedralli, Rosângela EJA Ensino de Língua Formação humana integral Privação de liberdade. |
title_short |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title_full |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title_fullStr |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
title_sort |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES |
author |
Pedralli, Rosângela |
author_facet |
Pedralli, Rosângela Narciso, Carolina Fabricia |
author_role |
author |
author2 |
Narciso, Carolina Fabricia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedralli, Rosângela Narciso, Carolina Fabricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Ensino de Língua Formação humana integral Privação de liberdade. |
topic |
EJA Ensino de Língua Formação humana integral Privação de liberdade. |
description |
Este artigo apresenta as indicações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna nos espaços de privação de liberdade do Estado de Santa Catarina, presentes nos documentos orientadores, e busca aproximar os futuros docentes, pesquisadores e interessados à área de Educação de Jovens e Adultos nesses espaços. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a EJA no Estado, este trabalho retrata as indicações contidas nos documentos orientadores, a saber: a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014); o Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (2017) e o Projeto Político-Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018, 2019) e apresenta, através de dados numéricos, a atual situação educacional, em geral, desses espaços. A análise de tais documentos dá conta de certo distanciamento das indicações com a concepção de formação humana integral e a ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019 10.7867/1981-9943.2021v15n3p004-024 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2021v15n3p004-024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019/5658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 3 (2021); 004-024 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945200021700608 |