ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedralli, Rosângela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Narciso, Carolina Fabricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019
Resumo: Este artigo apresenta as indicações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna nos espaços de privação de liberdade do Estado de Santa Catarina, presentes nos documentos orientadores, e busca aproximar os futuros docentes, pesquisadores e interessados à área de Educação de Jovens e Adultos nesses espaços. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a EJA no Estado, este trabalho retrata as indicações contidas nos documentos orientadores, a saber: a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014); o Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (2017) e o Projeto Político-Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018, 2019) e apresenta, através de dados numéricos, a atual situação educacional, em geral, desses espaços. A análise de tais documentos dá conta de certo distanciamento das indicações com a concepção de formação humana integral e a ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna.
id FURB-7_9ddf157f9b48c07cd3b3f9d51a31d8c9
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/10019
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕESEJAEnsino de LínguaFormação humana integralPrivação de liberdade.Este artigo apresenta as indicações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna nos espaços de privação de liberdade do Estado de Santa Catarina, presentes nos documentos orientadores, e busca aproximar os futuros docentes, pesquisadores e interessados à área de Educação de Jovens e Adultos nesses espaços. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a EJA no Estado, este trabalho retrata as indicações contidas nos documentos orientadores, a saber: a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014); o Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (2017) e o Projeto Político-Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018, 2019) e apresenta, através de dados numéricos, a atual situação educacional, em geral, desses espaços. A análise de tais documentos dá conta de certo distanciamento das indicações com a concepção de formação humana integral e a ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1001910.7867/1981-9943.2021v15n3p004-024Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 3 (2021); 004-0241981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019/5658Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedralli, RosângelaNarciso, Carolina Fabricia2021-12-20T20:55:05Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10019Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2021-12-20T20:55:05Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
title ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
spellingShingle ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Pedralli, Rosângela
EJA
Ensino de Língua
Formação humana integral
Privação de liberdade.
title_short ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
title_full ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
title_fullStr ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
title_full_unstemmed ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
title_sort ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
author Pedralli, Rosângela
author_facet Pedralli, Rosângela
Narciso, Carolina Fabricia
author_role author
author2 Narciso, Carolina Fabricia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedralli, Rosângela
Narciso, Carolina Fabricia
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Ensino de Língua
Formação humana integral
Privação de liberdade.
topic EJA
Ensino de Língua
Formação humana integral
Privação de liberdade.
description Este artigo apresenta as indicações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna nos espaços de privação de liberdade do Estado de Santa Catarina, presentes nos documentos orientadores, e busca aproximar os futuros docentes, pesquisadores e interessados à área de Educação de Jovens e Adultos nesses espaços. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a EJA no Estado, este trabalho retrata as indicações contidas nos documentos orientadores, a saber: a Proposta Curricular de Santa Catarina (2014); o Plano estadual de educação em prisões 2016-2026: educação, prisão e liberdade, diálogos possíveis (2017) e o Projeto Político-Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018, 2019) e apresenta, através de dados numéricos, a atual situação educacional, em geral, desses espaços. A análise de tais documentos dá conta de certo distanciamento das indicações com a concepção de formação humana integral e a ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de Língua Portuguesa/Materna.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019
10.7867/1981-9943.2021v15n3p004-024
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2021v15n3p004-024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10019/5658
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 3 (2021); 004-024
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945200021700608