RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624 |
Resumo: | Este estudo contempla relato e reflexão acerca de experiência de Rodas de Leitura implementada por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto à Escola Estadual de 1. Grau Manoel Ribas (Curitiba- PR), no ano de 2014), por alunos da Universidade. As Rodas consistem em programa de incentivo à leitura, criado em Curitiba, pelo Programa Curitiba Lê, o qual engloba outras ações, todas com a finalidade maior de formação de leitores. Essa prática tem como um de seus principais vetores o acolhimento das diferentes leituras de participantes da comunidade em geral, não necessariamente com história de leitura consolidada. O deslocamento, para o contexto escolar, produziu o diferencial da continuidade, na medida em que esteve dirigida a um mesmo público, variável esta que possibilitou aos bolsistas mensurarem o processo da formação de leitores no intervalo de um ano e, sobretudo, refletir acerca do modo como os sentidos foram se estabelecendo. Como sustentação da prática metodológica, lançou-se mão de referenciais teóricos assinados por Eliana Yunnes, precursora das Rodas de Leitura, e de Eni Orlandi, teórica que trouxe a Análise do Discurso de orientação francesa para o Brasil, teoria esta que discute, centralmente, aspectos relacionados à interpretação |
id |
FURB-7_aadfbd1051cde39ee1a9eb87bcddde67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5624 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULArodas e leiturasentidosformação docenteEste estudo contempla relato e reflexão acerca de experiência de Rodas de Leitura implementada por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto à Escola Estadual de 1. Grau Manoel Ribas (Curitiba- PR), no ano de 2014), por alunos da Universidade. As Rodas consistem em programa de incentivo à leitura, criado em Curitiba, pelo Programa Curitiba Lê, o qual engloba outras ações, todas com a finalidade maior de formação de leitores. Essa prática tem como um de seus principais vetores o acolhimento das diferentes leituras de participantes da comunidade em geral, não necessariamente com história de leitura consolidada. O deslocamento, para o contexto escolar, produziu o diferencial da continuidade, na medida em que esteve dirigida a um mesmo público, variável esta que possibilitou aos bolsistas mensurarem o processo da formação de leitores no intervalo de um ano e, sobretudo, refletir acerca do modo como os sentidos foram se estabelecendo. Como sustentação da prática metodológica, lançou-se mão de referenciais teóricos assinados por Eliana Yunnes, precursora das Rodas de Leitura, e de Eni Orlandi, teórica que trouxe a Análise do Discurso de orientação francesa para o Brasil, teoria esta que discute, centralmente, aspectos relacionados à interpretaçãoFundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/562410.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 303-3231981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624/3572Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRasia, Gesualda de Lourdes dos SantosCruz, Franciele da2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5624Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
title |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos rodas e leitura sentidos formação docente |
title_short |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
title_full |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
title_sort |
RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA |
author |
Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos |
author_facet |
Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos Cruz, Franciele da |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Franciele da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos Cruz, Franciele da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rodas e leitura sentidos formação docente |
topic |
rodas e leitura sentidos formação docente |
description |
Este estudo contempla relato e reflexão acerca de experiência de Rodas de Leitura implementada por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto à Escola Estadual de 1. Grau Manoel Ribas (Curitiba- PR), no ano de 2014), por alunos da Universidade. As Rodas consistem em programa de incentivo à leitura, criado em Curitiba, pelo Programa Curitiba Lê, o qual engloba outras ações, todas com a finalidade maior de formação de leitores. Essa prática tem como um de seus principais vetores o acolhimento das diferentes leituras de participantes da comunidade em geral, não necessariamente com história de leitura consolidada. O deslocamento, para o contexto escolar, produziu o diferencial da continuidade, na medida em que esteve dirigida a um mesmo público, variável esta que possibilitou aos bolsistas mensurarem o processo da formação de leitores no intervalo de um ano e, sobretudo, refletir acerca do modo como os sentidos foram se estabelecendo. Como sustentação da prática metodológica, lançou-se mão de referenciais teóricos assinados por Eliana Yunnes, precursora das Rodas de Leitura, e de Eni Orlandi, teórica que trouxe a Análise do Discurso de orientação francesa para o Brasil, teoria esta que discute, centralmente, aspectos relacionados à interpretação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624 10.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624/3572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 303-323 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199501606912 |