RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Franciele da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624
Resumo: Este estudo contempla relato e reflexão acerca de experiência de Rodas de Leitura implementada por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto à Escola Estadual de 1. Grau Manoel Ribas (Curitiba- PR), no ano de 2014), por alunos da Universidade. As Rodas consistem em programa de incentivo à leitura, criado em Curitiba, pelo Programa Curitiba Lê, o qual engloba outras ações, todas com a finalidade maior de formação de leitores. Essa prática tem como um de seus principais vetores o acolhimento das diferentes leituras de participantes da comunidade em geral, não necessariamente com história de leitura consolidada. O deslocamento, para o contexto escolar, produziu o diferencial da continuidade, na medida em que esteve dirigida a um mesmo público, variável esta que possibilitou aos bolsistas mensurarem o processo da formação de leitores no intervalo de um ano e, sobretudo, refletir acerca do modo como os sentidos foram se estabelecendo. Como sustentação da prática metodológica, lançou-se mão de referenciais teóricos assinados por Eliana Yunnes, precursora das Rodas de Leitura, e de Eni Orlandi, teórica que trouxe a Análise do Discurso de orientação francesa para o Brasil, teoria esta que discute, centralmente, aspectos relacionados à interpretação
id FURB-7_aadfbd1051cde39ee1a9eb87bcddde67
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/5624
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULArodas e leiturasentidosformação docenteEste estudo contempla relato e reflexão acerca de experiência de Rodas de Leitura implementada por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto à Escola Estadual de 1. Grau Manoel Ribas (Curitiba- PR), no ano de 2014), por alunos da Universidade. As Rodas consistem em programa de incentivo à leitura, criado em Curitiba, pelo Programa Curitiba Lê, o qual engloba outras ações, todas com a finalidade maior de formação de leitores. Essa prática tem como um de seus principais vetores o acolhimento das diferentes leituras de participantes da comunidade em geral, não necessariamente com história de leitura consolidada. O deslocamento, para o contexto escolar, produziu o diferencial da continuidade, na medida em que esteve dirigida a um mesmo público, variável esta que possibilitou aos bolsistas mensurarem o processo da formação de leitores no intervalo de um ano e, sobretudo, refletir acerca do modo como os sentidos foram se estabelecendo. Como sustentação da prática metodológica, lançou-se mão de referenciais teóricos assinados por Eliana Yunnes, precursora das Rodas de Leitura, e de Eni Orlandi, teórica que trouxe a Análise do Discurso de orientação francesa para o Brasil, teoria esta que discute, centralmente, aspectos relacionados à interpretaçãoFundação Universidade Regional de Blumenau2017-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/562410.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 303-3231981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624/3572Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRasia, Gesualda de Lourdes dos SantosCruz, Franciele da2017-06-17T23:30:32Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5624Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2017-06-17T23:30:32Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
title RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
spellingShingle RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos
rodas e leitura
sentidos
formação docente
title_short RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
title_full RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
title_fullStr RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
title_sort RODAS DE LEITURA: O PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL E A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA
author Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos
author_facet Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos
Cruz, Franciele da
author_role author
author2 Cruz, Franciele da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos
Cruz, Franciele da
dc.subject.por.fl_str_mv rodas e leitura
sentidos
formação docente
topic rodas e leitura
sentidos
formação docente
description Este estudo contempla relato e reflexão acerca de experiência de Rodas de Leitura implementada por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) junto à Escola Estadual de 1. Grau Manoel Ribas (Curitiba- PR), no ano de 2014), por alunos da Universidade. As Rodas consistem em programa de incentivo à leitura, criado em Curitiba, pelo Programa Curitiba Lê, o qual engloba outras ações, todas com a finalidade maior de formação de leitores. Essa prática tem como um de seus principais vetores o acolhimento das diferentes leituras de participantes da comunidade em geral, não necessariamente com história de leitura consolidada. O deslocamento, para o contexto escolar, produziu o diferencial da continuidade, na medida em que esteve dirigida a um mesmo público, variável esta que possibilitou aos bolsistas mensurarem o processo da formação de leitores no intervalo de um ano e, sobretudo, refletir acerca do modo como os sentidos foram se estabelecendo. Como sustentação da prática metodológica, lançou-se mão de referenciais teóricos assinados por Eliana Yunnes, precursora das Rodas de Leitura, e de Eni Orlandi, teórica que trouxe a Análise do Discurso de orientação francesa para o Brasil, teoria esta que discute, centralmente, aspectos relacionados à interpretação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624
10.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2017v11n1p303-323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5624/3572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 11 n. 1 (2017); 303-323
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945199501606912