PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Hércules Tolêdo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Daniela Rodrigues, Prata, Nair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484
Resumo: Tendo como premissa os estudos de Freire (2013); Menezes e Quintanilha (2009); Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do podcast e do videocast para o ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e survey. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que grande parte dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. A pesquisa demonstra a importância dos vídeos na educação, principalmente na integração das TDIC no ensino presencial e/ou o aproveitamento de recursos disponíveis na internet para a educação a distância.
id FURB-7_cbf86cfec38969613f6418116532e676
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/10484
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIATendo como premissa os estudos de Freire (2013); Menezes e Quintanilha (2009); Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do podcast e do videocast para o ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e survey. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que grande parte dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. A pesquisa demonstra a importância dos vídeos na educação, principalmente na integração das TDIC no ensino presencial e/ou o aproveitamento de recursos disponíveis na internet para a educação a distância.Fundação Universidade Regional de Blumenau2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1048410.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 1 (2022): Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming; 150-1681981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484/5760Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoDias, Daniela RodriguesPrata, Nair2023-08-02T18:00:45Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10484Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-08-02T18:00:45Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
spellingShingle PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
Corrêa, Hércules Tolêdo
title_short PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title_full PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title_fullStr PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
title_sort PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
author Corrêa, Hércules Tolêdo
author_facet Corrêa, Hércules Tolêdo
Dias, Daniela Rodrigues
Prata, Nair
author_role author
author2 Dias, Daniela Rodrigues
Prata, Nair
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
Dias, Daniela Rodrigues
Prata, Nair
description Tendo como premissa os estudos de Freire (2013); Menezes e Quintanilha (2009); Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do podcast e do videocast para o ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e survey. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que grande parte dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. A pesquisa demonstra a importância dos vídeos na educação, principalmente na integração das TDIC no ensino presencial e/ou o aproveitamento de recursos disponíveis na internet para a educação a distância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484
10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484/5760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 1 (2022): Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming; 150-168
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945200048963584