PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484 |
Resumo: | Tendo como premissa os estudos de Freire (2013); Menezes e Quintanilha (2009); Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do podcast e do videocast para o ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e survey. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que grande parte dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. A pesquisa demonstra a importância dos vídeos na educação, principalmente na integração das TDIC no ensino presencial e/ou o aproveitamento de recursos disponíveis na internet para a educação a distância. |
id |
FURB-7_cbf86cfec38969613f6418116532e676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/10484 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIATendo como premissa os estudos de Freire (2013); Menezes e Quintanilha (2009); Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do podcast e do videocast para o ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e survey. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que grande parte dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. A pesquisa demonstra a importância dos vídeos na educação, principalmente na integração das TDIC no ensino presencial e/ou o aproveitamento de recursos disponíveis na internet para a educação a distância.Fundação Universidade Regional de Blumenau2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1048410.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 1 (2022): Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming; 150-1681981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484/5760Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoDias, Daniela RodriguesPrata, Nair2023-08-02T18:00:45Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10484Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-08-02T18:00:45Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA |
title |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA Corrêa, Hércules Tolêdo |
title_short |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA |
title_full |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA |
title_sort |
PODCASTS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E DESAFIOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA |
author |
Corrêa, Hércules Tolêdo |
author_facet |
Corrêa, Hércules Tolêdo Dias, Daniela Rodrigues Prata, Nair |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Daniela Rodrigues Prata, Nair |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Hércules Tolêdo Dias, Daniela Rodrigues Prata, Nair |
description |
Tendo como premissa os estudos de Freire (2013); Menezes e Quintanilha (2009); Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do podcast e do videocast para o ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e survey. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que grande parte dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. A pesquisa demonstra a importância dos vídeos na educação, principalmente na integração das TDIC no ensino presencial e/ou o aproveitamento de recursos disponíveis na internet para a educação a distância. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484 10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484/5760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 1 (2022): Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming; 150-168 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945200048963584 |