Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Hércules Tolêdo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Daniela Rodrigues, Martins, Nair Prata Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938
http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168
Resumo: Tendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado.
id UFOP_1df469fc075b2653cafc963c6e820aef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16938
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.Podcasts in distance education : pedagogical possibilities and challenges from experience.VideocastsLeitura e escritaTendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado.Based on the studies of Freire (2013), Menezes and Quintanilha (2009), Alves and Lopes (2019) and Avelar, Prata and Martins (2018), who investigated the dynamics involving the podcast and its applications, this work presents the results from a research carried out with students from the Computer Science and Electrical Engineering courses at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), inserted in the context of two disciplines, EaD modality, related to the reading and production of academic texts. The research sought to analyze the importance of the technological resource podcast (including videocast) for teaching and learning. The choice for this theme is justified in view of the technological context in which the students are and the possibility that distance education has to use digital content available on the network. The methodology adopted was bibliographic research and online field research. Data were collected from a questionnaire developed via Google Forms, applied to students and analyzed in a descriptive and analytical way. The results indicate that most students watch videos on the internet, and a smaller proportion also listen to podcasts. The data also show that podcasts are still becoming popular, at least among the sample users. The results also demonstrate the importance of videos and podcasts as educational tools, especially in the integration of Digital Information and Communication Technologies - TDIC in face-to-face teaching and the use of resources available on the computer network for distance education, capable of promoting learning.2023-07-11T16:56:55Z2023-07-11T16:56:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORRÊA, H. T.; DIAS, D. R.; MARTINS, N. P. M. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484>. Acesso em: 06 jul. 2023.1981-9943http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168O periódico Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/912>. Acesso em: 27 set. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoDias, Daniela RodriguesMartins, Nair Prata Moreiraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-07-11T16:57:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16938Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-07-11T16:57:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
Podcasts in distance education : pedagogical possibilities and challenges from experience.
title Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
spellingShingle Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
Corrêa, Hércules Tolêdo
Videocasts
Leitura e escrita
title_short Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
title_full Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
title_fullStr Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
title_full_unstemmed Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
title_sort Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
author Corrêa, Hércules Tolêdo
author_facet Corrêa, Hércules Tolêdo
Dias, Daniela Rodrigues
Martins, Nair Prata Moreira
author_role author
author2 Dias, Daniela Rodrigues
Martins, Nair Prata Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Hércules Tolêdo
Dias, Daniela Rodrigues
Martins, Nair Prata Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Videocasts
Leitura e escrita
topic Videocasts
Leitura e escrita
description Tendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-11T16:56:55Z
2023-07-11T16:56:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, H. T.; DIAS, D. R.; MARTINS, N. P. M. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484>. Acesso em: 06 jul. 2023.
1981-9943
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938
http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168
identifier_str_mv CORRÊA, H. T.; DIAS, D. R.; MARTINS, N. P. M. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484>. Acesso em: 06 jul. 2023.
1981-9943
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938
http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002825106456576