Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938 http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168 |
Resumo: | Tendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado. |
id |
UFOP_1df469fc075b2653cafc963c6e820aef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/16938 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência.Podcasts in distance education : pedagogical possibilities and challenges from experience.VideocastsLeitura e escritaTendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado.Based on the studies of Freire (2013), Menezes and Quintanilha (2009), Alves and Lopes (2019) and Avelar, Prata and Martins (2018), who investigated the dynamics involving the podcast and its applications, this work presents the results from a research carried out with students from the Computer Science and Electrical Engineering courses at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), inserted in the context of two disciplines, EaD modality, related to the reading and production of academic texts. The research sought to analyze the importance of the technological resource podcast (including videocast) for teaching and learning. The choice for this theme is justified in view of the technological context in which the students are and the possibility that distance education has to use digital content available on the network. The methodology adopted was bibliographic research and online field research. Data were collected from a questionnaire developed via Google Forms, applied to students and analyzed in a descriptive and analytical way. The results indicate that most students watch videos on the internet, and a smaller proportion also listen to podcasts. The data also show that podcasts are still becoming popular, at least among the sample users. The results also demonstrate the importance of videos and podcasts as educational tools, especially in the integration of Digital Information and Communication Technologies - TDIC in face-to-face teaching and the use of resources available on the computer network for distance education, capable of promoting learning.2023-07-11T16:56:55Z2023-07-11T16:56:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCORRÊA, H. T.; DIAS, D. R.; MARTINS, N. P. M. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484>. Acesso em: 06 jul. 2023.1981-9943http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168O periódico Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/912>. Acesso em: 27 set. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoDias, Daniela RodriguesMartins, Nair Prata Moreiraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-07-11T16:57:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16938Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-07-11T16:57:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Podcasts in distance education : pedagogical possibilities and challenges from experience. |
title |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. |
spellingShingle |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Corrêa, Hércules Tolêdo Videocasts Leitura e escrita |
title_short |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. |
title_full |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. |
title_fullStr |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. |
title_full_unstemmed |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. |
title_sort |
Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. |
author |
Corrêa, Hércules Tolêdo |
author_facet |
Corrêa, Hércules Tolêdo Dias, Daniela Rodrigues Martins, Nair Prata Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Daniela Rodrigues Martins, Nair Prata Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Hércules Tolêdo Dias, Daniela Rodrigues Martins, Nair Prata Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videocasts Leitura e escrita |
topic |
Videocasts Leitura e escrita |
description |
Tendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-07-11T16:56:55Z 2023-07-11T16:56:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORRÊA, H. T.; DIAS, D. R.; MARTINS, N. P. M. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484>. Acesso em: 06 jul. 2023. 1981-9943 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938 http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168 |
identifier_str_mv |
CORRÊA, H. T.; DIAS, D. R.; MARTINS, N. P. M. Podcasts na educação a distância: possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, Blumenau, v. 16, n. 1, p. 150-168, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10484>. Acesso em: 06 jul. 2023. 1981-9943 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938 http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002825106456576 |