A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignácio, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847
Resumo: O texto aborda a arte de José Bonifácio Brandão – Dide Brandão (1924-1976) – na Igreja Imaculada Conceição na cidade de Itajaí, com o objetivo de propalar sua obra, a criação do curato e a edificação da primeira igreja da cidade. Tem por objetivo analisar a criação da cidade de Itajaí e do artista local sob a ótica de Giulio Carlo Argan (1909-1992) no que tange ao surgimento das cidades e de Giorgio Vasari (1511-1574) com relação à “Vida dos Artistas”. A Igreja Imaculada Conceição, patrimônio cultural itajaiense, será vislumbrada em suas raízes, indícios e sinais examinados no “Paradigma Indiciário” de Carlo Ginzburg (1939). Considerar o artista local Dide Brandão nas reflexões do ensaio “A Morte do Autor”, de Roland Barthes (1915-1980) é outro intuito. O estudo guia-se metodologicamente pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Almeja apresentar discussões acerca do lugar da obra, constituída na Igreja Imaculada Conceição ou na arte de Dide Brandão e elucidar os conceitos de autor e autoria. O resultado enfatiza um recorte das obras do artista, aquela que consta na primeira igreja da cidade de Itajaí.
id FURB-7_cc37f95fd540b8a5cd3f60e68569deb5
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/10847
network_acronym_str FURB-7
network_name_str Linguagens
repository_id_str
spelling A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍO texto aborda a arte de José Bonifácio Brandão – Dide Brandão (1924-1976) – na Igreja Imaculada Conceição na cidade de Itajaí, com o objetivo de propalar sua obra, a criação do curato e a edificação da primeira igreja da cidade. Tem por objetivo analisar a criação da cidade de Itajaí e do artista local sob a ótica de Giulio Carlo Argan (1909-1992) no que tange ao surgimento das cidades e de Giorgio Vasari (1511-1574) com relação à “Vida dos Artistas”. A Igreja Imaculada Conceição, patrimônio cultural itajaiense, será vislumbrada em suas raízes, indícios e sinais examinados no “Paradigma Indiciário” de Carlo Ginzburg (1939). Considerar o artista local Dide Brandão nas reflexões do ensaio “A Morte do Autor”, de Roland Barthes (1915-1980) é outro intuito. O estudo guia-se metodologicamente pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Almeja apresentar discussões acerca do lugar da obra, constituída na Igreja Imaculada Conceição ou na arte de Dide Brandão e elucidar os conceitos de autor e autoria. O resultado enfatiza um recorte das obras do artista, aquela que consta na primeira igreja da cidade de Itajaí.Fundação Universidade Regional de Blumenau2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1084710.7867/1981-9943.2022v16n2p058-084Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 2 (2022): V. 16 N. 2 (2022); 058-0841981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847/5834Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIgnácio, Carlos Eduardo2023-06-05T19:45:16Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10847Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-06-05T19:45:16Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
title A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
spellingShingle A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
Ignácio, Carlos Eduardo
title_short A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
title_full A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
title_fullStr A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
title_full_unstemmed A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
title_sort A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
author Ignácio, Carlos Eduardo
author_facet Ignácio, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ignácio, Carlos Eduardo
description O texto aborda a arte de José Bonifácio Brandão – Dide Brandão (1924-1976) – na Igreja Imaculada Conceição na cidade de Itajaí, com o objetivo de propalar sua obra, a criação do curato e a edificação da primeira igreja da cidade. Tem por objetivo analisar a criação da cidade de Itajaí e do artista local sob a ótica de Giulio Carlo Argan (1909-1992) no que tange ao surgimento das cidades e de Giorgio Vasari (1511-1574) com relação à “Vida dos Artistas”. A Igreja Imaculada Conceição, patrimônio cultural itajaiense, será vislumbrada em suas raízes, indícios e sinais examinados no “Paradigma Indiciário” de Carlo Ginzburg (1939). Considerar o artista local Dide Brandão nas reflexões do ensaio “A Morte do Autor”, de Roland Barthes (1915-1980) é outro intuito. O estudo guia-se metodologicamente pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Almeja apresentar discussões acerca do lugar da obra, constituída na Igreja Imaculada Conceição ou na arte de Dide Brandão e elucidar os conceitos de autor e autoria. O resultado enfatiza um recorte das obras do artista, aquela que consta na primeira igreja da cidade de Itajaí.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847
10.7867/1981-9943.2022v16n2p058-084
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847
identifier_str_mv 10.7867/1981-9943.2022v16n2p058-084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847/5834
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 2 (2022): V. 16 N. 2 (2022); 058-084
1981-9943
reponame:Linguagens
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Linguagens
collection Linguagens
repository.name.fl_str_mv Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com
_version_ 1798945200067837952