A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847 |
Resumo: | O texto aborda a arte de José Bonifácio Brandão – Dide Brandão (1924-1976) – na Igreja Imaculada Conceição na cidade de Itajaí, com o objetivo de propalar sua obra, a criação do curato e a edificação da primeira igreja da cidade. Tem por objetivo analisar a criação da cidade de Itajaí e do artista local sob a ótica de Giulio Carlo Argan (1909-1992) no que tange ao surgimento das cidades e de Giorgio Vasari (1511-1574) com relação à “Vida dos Artistas”. A Igreja Imaculada Conceição, patrimônio cultural itajaiense, será vislumbrada em suas raízes, indícios e sinais examinados no “Paradigma Indiciário” de Carlo Ginzburg (1939). Considerar o artista local Dide Brandão nas reflexões do ensaio “A Morte do Autor”, de Roland Barthes (1915-1980) é outro intuito. O estudo guia-se metodologicamente pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Almeja apresentar discussões acerca do lugar da obra, constituída na Igreja Imaculada Conceição ou na arte de Dide Brandão e elucidar os conceitos de autor e autoria. O resultado enfatiza um recorte das obras do artista, aquela que consta na primeira igreja da cidade de Itajaí. |
id |
FURB-7_cc37f95fd540b8a5cd3f60e68569deb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/10847 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍO texto aborda a arte de José Bonifácio Brandão – Dide Brandão (1924-1976) – na Igreja Imaculada Conceição na cidade de Itajaí, com o objetivo de propalar sua obra, a criação do curato e a edificação da primeira igreja da cidade. Tem por objetivo analisar a criação da cidade de Itajaí e do artista local sob a ótica de Giulio Carlo Argan (1909-1992) no que tange ao surgimento das cidades e de Giorgio Vasari (1511-1574) com relação à “Vida dos Artistas”. A Igreja Imaculada Conceição, patrimônio cultural itajaiense, será vislumbrada em suas raízes, indícios e sinais examinados no “Paradigma Indiciário” de Carlo Ginzburg (1939). Considerar o artista local Dide Brandão nas reflexões do ensaio “A Morte do Autor”, de Roland Barthes (1915-1980) é outro intuito. O estudo guia-se metodologicamente pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Almeja apresentar discussões acerca do lugar da obra, constituída na Igreja Imaculada Conceição ou na arte de Dide Brandão e elucidar os conceitos de autor e autoria. O resultado enfatiza um recorte das obras do artista, aquela que consta na primeira igreja da cidade de Itajaí.Fundação Universidade Regional de Blumenau2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1084710.7867/1981-9943.2022v16n2p058-084Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 2 (2022): V. 16 N. 2 (2022); 058-0841981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847/5834Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIgnácio, Carlos Eduardo2023-06-05T19:45:16Zoai:ojs.bu.furb.br:article/10847Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2023-06-05T19:45:16Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ |
title |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ |
spellingShingle |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ Ignácio, Carlos Eduardo |
title_short |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ |
title_full |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ |
title_fullStr |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ |
title_full_unstemmed |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ |
title_sort |
A A ARTE DE DIDE BRANDÃO NA IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO: CIDADE DE ITAJAÍ |
author |
Ignácio, Carlos Eduardo |
author_facet |
Ignácio, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ignácio, Carlos Eduardo |
description |
O texto aborda a arte de José Bonifácio Brandão – Dide Brandão (1924-1976) – na Igreja Imaculada Conceição na cidade de Itajaí, com o objetivo de propalar sua obra, a criação do curato e a edificação da primeira igreja da cidade. Tem por objetivo analisar a criação da cidade de Itajaí e do artista local sob a ótica de Giulio Carlo Argan (1909-1992) no que tange ao surgimento das cidades e de Giorgio Vasari (1511-1574) com relação à “Vida dos Artistas”. A Igreja Imaculada Conceição, patrimônio cultural itajaiense, será vislumbrada em suas raízes, indícios e sinais examinados no “Paradigma Indiciário” de Carlo Ginzburg (1939). Considerar o artista local Dide Brandão nas reflexões do ensaio “A Morte do Autor”, de Roland Barthes (1915-1980) é outro intuito. O estudo guia-se metodologicamente pela fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). Almeja apresentar discussões acerca do lugar da obra, constituída na Igreja Imaculada Conceição ou na arte de Dide Brandão e elucidar os conceitos de autor e autoria. O resultado enfatiza um recorte das obras do artista, aquela que consta na primeira igreja da cidade de Itajaí. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847 10.7867/1981-9943.2022v16n2p058-084 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2022v16n2p058-084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10847/5834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 16 n. 2 (2022): V. 16 N. 2 (2022); 058-084 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945200067837952 |