A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3371 |
Resumo: | Rio de Janeiro, década de 1950, conflitos raciais e culturais inquietam a sociedade brasileira, artistas invocam o mito órfico. O Teólogo-Poeta-Músico-Hierofante Orfeu torna-se protagonista da ‘tragédia carioca’ Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes, estreada com elenco de atores negros no Municipal do Rio, em 1956. Onze anos antes, no intuito de resgatar “os valores da pessoa humana e da cultura negro-africana, degradados e negados por uma sociedade dominante”, Abdias do Nascimento funda o Teatro Experimental do Negro (TEN) e no início da década de 1950, o estudo das interações raciais no Brasil é patrocinado pela UNESCO. No mesmo período, Nelson Pereira dos Santos filma Rio 40 graus (1955) e sucessivamente Rio, Zona Norte (1957). Fechando a década, o diretor francês Marcel Camus retoma as idéias desse intenso movimento de resgate da cultura afro-brasileira e cria o filme Orfeu Negro (1959). Neste ensaio procuro os pontos críticos dessa trama e seu desenlace. |
id |
FURB-7_f4273f33e119ce9eafbd2dd7c6516106 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/3371 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA1950. Cinema. Rio. Zona Norte. Orfeu Negro. Samba. Bossa Nova. Favelas. Cidade.Rio de Janeiro, década de 1950, conflitos raciais e culturais inquietam a sociedade brasileira, artistas invocam o mito órfico. O Teólogo-Poeta-Músico-Hierofante Orfeu torna-se protagonista da ‘tragédia carioca’ Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes, estreada com elenco de atores negros no Municipal do Rio, em 1956. Onze anos antes, no intuito de resgatar “os valores da pessoa humana e da cultura negro-africana, degradados e negados por uma sociedade dominante”, Abdias do Nascimento funda o Teatro Experimental do Negro (TEN) e no início da década de 1950, o estudo das interações raciais no Brasil é patrocinado pela UNESCO. No mesmo período, Nelson Pereira dos Santos filma Rio 40 graus (1955) e sucessivamente Rio, Zona Norte (1957). Fechando a década, o diretor francês Marcel Camus retoma as idéias desse intenso movimento de resgate da cultura afro-brasileira e cria o filme Orfeu Negro (1959). Neste ensaio procuro os pontos críticos dessa trama e seu desenlace. Fundação Universidade Regional de Blumenau2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/337110.7867/1981-9943.2012v6n1p082-104Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 6 n. 1 (2012); 082-1041981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3371/2155Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoccia, Leonardo Vincenzo2013-06-06T14:38:33Zoai:ojs.bu.furb.br:article/3371Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2013-06-06T14:38:33Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA |
title |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA |
spellingShingle |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA Boccia, Leonardo Vincenzo 1950. Cinema. Rio. Zona Norte. Orfeu Negro. Samba. Bossa Nova. Favelas. Cidade. |
title_short |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA |
title_full |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA |
title_fullStr |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA |
title_full_unstemmed |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA |
title_sort |
A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA |
author |
Boccia, Leonardo Vincenzo |
author_facet |
Boccia, Leonardo Vincenzo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boccia, Leonardo Vincenzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1950. Cinema. Rio. Zona Norte. Orfeu Negro. Samba. Bossa Nova. Favelas. Cidade. |
topic |
1950. Cinema. Rio. Zona Norte. Orfeu Negro. Samba. Bossa Nova. Favelas. Cidade. |
description |
Rio de Janeiro, década de 1950, conflitos raciais e culturais inquietam a sociedade brasileira, artistas invocam o mito órfico. O Teólogo-Poeta-Músico-Hierofante Orfeu torna-se protagonista da ‘tragédia carioca’ Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes, estreada com elenco de atores negros no Municipal do Rio, em 1956. Onze anos antes, no intuito de resgatar “os valores da pessoa humana e da cultura negro-africana, degradados e negados por uma sociedade dominante”, Abdias do Nascimento funda o Teatro Experimental do Negro (TEN) e no início da década de 1950, o estudo das interações raciais no Brasil é patrocinado pela UNESCO. No mesmo período, Nelson Pereira dos Santos filma Rio 40 graus (1955) e sucessivamente Rio, Zona Norte (1957). Fechando a década, o diretor francês Marcel Camus retoma as idéias desse intenso movimento de resgate da cultura afro-brasileira e cria o filme Orfeu Negro (1959). Neste ensaio procuro os pontos críticos dessa trama e seu desenlace. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3371 10.7867/1981-9943.2012v6n1p082-104 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3371 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2012v6n1p082-104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3371/2155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 6 n. 1 (2012); 082-104 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945198764457984 |