A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boccia, Leonardo Vincenzo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3371
Resumo: Rio de Janeiro, década de 1950, conflitos raciais e culturais inquietam a sociedade brasileira, artistas invocam o mito órfico. O Teólogo-Poeta-Músico-Hierofante Orfeu torna-se protagonista da ‘tragédia carioca’ Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes, estreada com elenco de atores negros no Municipal do Rio, em 1956. Onze anos antes, no intuito de resgatar “os valores da pessoa humana e da cultura negro-africana, degradados e negados por uma sociedade dominante”, Abdias do Nascimento funda o Teatro Experimental do Negro (TEN) e no início da década de 1950, o estudo das interações raciais no Brasil é patrocinado pela UNESCO. No mesmo período, Nelson Pereira dos Santos filma Rio 40 graus (1955) e sucessivamente Rio, Zona Norte (1957). Fechando a década, o diretor francês Marcel Camus retoma as idéias desse intenso movimento de resgate da cultura afro-brasileira e cria o filme Orfeu Negro (1959). Neste ensaio procuro os pontos críticos dessa trama e seu desenlace.
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spelling A CHAVE DE ORFEU: CINEMA BRASILEIRO NO ESPÍRITO DA MÚSICA1950. Cinema. Rio. Zona Norte. Orfeu Negro. Samba. Bossa Nova. Favelas. Cidade.Rio de Janeiro, década de 1950, conflitos raciais e culturais inquietam a sociedade brasileira, artistas invocam o mito órfico. O Teólogo-Poeta-Músico-Hierofante Orfeu torna-se protagonista da ‘tragédia carioca’ Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes, estreada com elenco de atores negros no Municipal do Rio, em 1956. Onze anos antes, no intuito de resgatar “os valores da pessoa humana e da cultura negro-africana, degradados e negados por uma sociedade dominante”, Abdias do Nascimento funda o Teatro Experimental do Negro (TEN) e no início da década de 1950, o estudo das interações raciais no Brasil é patrocinado pela UNESCO. No mesmo período, Nelson Pereira dos Santos filma Rio 40 graus (1955) e sucessivamente Rio, Zona Norte (1957). Fechando a década, o diretor francês Marcel Camus retoma as idéias desse intenso movimento de resgate da cultura afro-brasileira e cria o filme Orfeu Negro (1959). Neste ensaio procuro os pontos críticos dessa trama e seu desenlace. Fundação Universidade Regional de Blumenau2012-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/337110.7867/1981-9943.2012v6n1p082-104Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 6 n. 1 (2012); 082-1041981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/3371/2155Copyright (c) 2014 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoccia, Leonardo Vincenzo2013-06-06T14:38:33Zoai:ojs.bu.furb.br:article/3371Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2013-06-06T14:38:33Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
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