AS FUNÇÕES SINTÁTICAS ADJUNTO DE NOME E COMPLEMENTO DE NOME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA GERATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Mirian Santos de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Leosmar Aparecido da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9678
Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar uma discussão acerca das funções sintáticas adjunto de nome e complemento de nome, confrontando a perspectiva normativa com a perspectiva gerativista dos estudos da linguagem, de modo a contribuir para a reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Do ponto de vista gerativista, partimos de hipóteses acerca da língua-I proposta por Chomsky (1986, 1994) no quadro da Teoria de Princípios e Parâmetros, o que nos leva a diferenciar aquisição de aprendizagem. No âmbito das gramáticas normativas, fazemos um breve levantamento, a fim de averiguar possíveis diferenças conceituais entre adjunto de nome (adjunto adnominal) e complemento de nome (complemento nominal). Como metodologia de pesquisa, adotamos o método hipotético-dedutivo. Os resultados de nosso estudo apontam para o fato de que a distinção entre as duas funções sintáticas em questão pode auxiliar os estudantes da Educação Básica do ponto de vista morfossintático, semântico, pragmático e textual-discursivo, razão que nos levou a elaborar uma proposta didática para o ensino dessas funções em aulas de Língua Portuguesa para os níveis fundamental e médio.
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spelling AS FUNÇÕES SINTÁTICAS ADJUNTO DE NOME E COMPLEMENTO DE NOME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA GERATIVAAdjunto de nome. Complemento de nome. Gramática Gerativa. Educação Básica.O objetivo do presente artigo é apresentar uma discussão acerca das funções sintáticas adjunto de nome e complemento de nome, confrontando a perspectiva normativa com a perspectiva gerativista dos estudos da linguagem, de modo a contribuir para a reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Do ponto de vista gerativista, partimos de hipóteses acerca da língua-I proposta por Chomsky (1986, 1994) no quadro da Teoria de Princípios e Parâmetros, o que nos leva a diferenciar aquisição de aprendizagem. No âmbito das gramáticas normativas, fazemos um breve levantamento, a fim de averiguar possíveis diferenças conceituais entre adjunto de nome (adjunto adnominal) e complemento de nome (complemento nominal). Como metodologia de pesquisa, adotamos o método hipotético-dedutivo. Os resultados de nosso estudo apontam para o fato de que a distinção entre as duas funções sintáticas em questão pode auxiliar os estudantes da Educação Básica do ponto de vista morfossintático, semântico, pragmático e textual-discursivo, razão que nos levou a elaborar uma proposta didática para o ensino dessas funções em aulas de Língua Portuguesa para os níveis fundamental e médio.Fundação Universidade Regional de Blumenau2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/967810.7867/1981-9943.2021v15n1p074-094Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 15 n. 1 (2021); 074-0941981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9678/5583Copyright (c) 2021 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira, Mirian Santos deSilva, Leosmar Aparecido da2022-07-14T14:55:53Zoai:ojs.bu.furb.br:article/9678Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2022-07-14T14:55:53Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
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