A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Masi, Daniel Smiguel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Villatore, Marco Antônio César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista jurídica (Blumenau. Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7430
Resumo: RESUMO: O presente trabalho visa estudar particularidades das relações trabalhistas existentes na profissão do corretor de imóveis, avaliando divergências entre a teoria jurídica e a jurisprudência consolidada no Tribunal Regional da 9ª Região e no Tribunal Superior do Trabalho, bem como as alterações promovidas pela Reforma Trabalhista. A fim de delimitar e apontar parâmetros que mitiguem a insegurança jurídica existente nesta relação. Para obter este objetivo se analisou os principais princípios jurídicos que regem esta relação, os elementos componentes do trabalhador autônomo e suas formas contratuais, indicando qual o entendimento da doutrina estudada acerca do assunto, em seguida aprofunda-se sobre a relação de emprego e como é sua aplicação no judiciário brasileiro, bem como o entendimento das juristas citados. De notória relevância o estudo sobre as mudanças trazidas pela reforma trabalhista à situação do trabalhador autônomo tendo em vista a alteração do Art. 442-B, destarte há a análise desta alteração promovida em conjunto a lei 6.530 de 19778, que regulamenta a categoria dos corretores de imóveis. Por fim, procede-se a análise de legislações similares a lei dos corretores de imóveis, bem como de julgados recentes sobre o assunto para demonstrar os parâmetros pelos quais o Tribunal Regional da Nona Região julga os casos referentes à categoria estudada.
id FURB-8_af6fba4ee6b21b57d575831c644248f8
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/7430
network_acronym_str FURB-8
network_name_str Revista jurídica (Blumenau. Online)
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEISRESUMO: O presente trabalho visa estudar particularidades das relações trabalhistas existentes na profissão do corretor de imóveis, avaliando divergências entre a teoria jurídica e a jurisprudência consolidada no Tribunal Regional da 9ª Região e no Tribunal Superior do Trabalho, bem como as alterações promovidas pela Reforma Trabalhista. A fim de delimitar e apontar parâmetros que mitiguem a insegurança jurídica existente nesta relação. Para obter este objetivo se analisou os principais princípios jurídicos que regem esta relação, os elementos componentes do trabalhador autônomo e suas formas contratuais, indicando qual o entendimento da doutrina estudada acerca do assunto, em seguida aprofunda-se sobre a relação de emprego e como é sua aplicação no judiciário brasileiro, bem como o entendimento das juristas citados. De notória relevância o estudo sobre as mudanças trazidas pela reforma trabalhista à situação do trabalhador autônomo tendo em vista a alteração do Art. 442-B, destarte há a análise desta alteração promovida em conjunto a lei 6.530 de 19778, que regulamenta a categoria dos corretores de imóveis. Por fim, procede-se a análise de legislações similares a lei dos corretores de imóveis, bem como de julgados recentes sobre o assunto para demonstrar os parâmetros pelos quais o Tribunal Regional da Nona Região julga os casos referentes à categoria estudada.Revista Jurídica (FURB)Revista Jurídica (FURB)2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7430Revista Jurídica (FURB); Vol. 23 No. 50 (2019); e7430Revista Jurídica (FURB); v. 23 n. 50 (2019); e74301982-4858reponame:Revista jurídica (Blumenau. Online)instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7430/4308Copyright (c) 2019 Revista Jurídicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Masi, Daniel SmiguelVillatore, Marco Antônio César2019-12-21T10:47:54Zoai:ojs.bu.furb.br:article/7430Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/indexPUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/oai||revistajuridica@furb.br1982-48581415-255Xopendoar:2019-12-21T10:47:54Revista jurídica (Blumenau. Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS
title A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS
spellingShingle A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS
de Masi, Daniel Smiguel
title_short A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS
title_full A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS
title_fullStr A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS
title_full_unstemmed A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS
title_sort A RELAÇÃO DE TRABALHO DO CORRETOR DE IMÓVEIS
author de Masi, Daniel Smiguel
author_facet de Masi, Daniel Smiguel
Villatore, Marco Antônio César
author_role author
author2 Villatore, Marco Antônio César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Masi, Daniel Smiguel
Villatore, Marco Antônio César
description RESUMO: O presente trabalho visa estudar particularidades das relações trabalhistas existentes na profissão do corretor de imóveis, avaliando divergências entre a teoria jurídica e a jurisprudência consolidada no Tribunal Regional da 9ª Região e no Tribunal Superior do Trabalho, bem como as alterações promovidas pela Reforma Trabalhista. A fim de delimitar e apontar parâmetros que mitiguem a insegurança jurídica existente nesta relação. Para obter este objetivo se analisou os principais princípios jurídicos que regem esta relação, os elementos componentes do trabalhador autônomo e suas formas contratuais, indicando qual o entendimento da doutrina estudada acerca do assunto, em seguida aprofunda-se sobre a relação de emprego e como é sua aplicação no judiciário brasileiro, bem como o entendimento das juristas citados. De notória relevância o estudo sobre as mudanças trazidas pela reforma trabalhista à situação do trabalhador autônomo tendo em vista a alteração do Art. 442-B, destarte há a análise desta alteração promovida em conjunto a lei 6.530 de 19778, que regulamenta a categoria dos corretores de imóveis. Por fim, procede-se a análise de legislações similares a lei dos corretores de imóveis, bem como de julgados recentes sobre o assunto para demonstrar os parâmetros pelos quais o Tribunal Regional da Nona Região julga os casos referentes à categoria estudada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7430
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7430/4308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Jurídica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Jurídica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB)
Revista Jurídica (FURB)
publisher.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB)
Revista Jurídica (FURB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB); Vol. 23 No. 50 (2019); e7430
Revista Jurídica (FURB); v. 23 n. 50 (2019); e7430
1982-4858
reponame:Revista jurídica (Blumenau. Online)
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista jurídica (Blumenau. Online)
collection Revista jurídica (Blumenau. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista jurídica (Blumenau. Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistajuridica@furb.br
_version_ 1798945241173065728