Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o assunto Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências. Para isso, fez-se uma busca em 6 periódicos de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019. Nessa busca foram encontrados 83 artigos sobre Experimentação no Ensino de Ciências, sendo que apenas 22 tratavam da Experimentação Investigativa. Nesses artigos foram realizadas as leituras e emergiram duas categorias de análise: i) Experimentação Investigativa na formação inicial e continuada de professores; ii) Experimentação Investigativa na Educação Básica. Os dados dos artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e, a partir da leitura pode-se constatar que a Experimentação Investigativa demonstra, nos resultados, potencial como estratégia metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino de Ciências e na formação de alunos críticos e investigativos, contribuindo na construção do conhecimento científico. |
id |
METO-3_481565fdf1b04c72b68d3dd2e23d455d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4612 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciênciasEnsinoExperimentação Investigativa; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Básica.Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o assunto Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências. Para isso, fez-se uma busca em 6 periódicos de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019. Nessa busca foram encontrados 83 artigos sobre Experimentação no Ensino de Ciências, sendo que apenas 22 tratavam da Experimentação Investigativa. Nesses artigos foram realizadas as leituras e emergiram duas categorias de análise: i) Experimentação Investigativa na formação inicial e continuada de professores; ii) Experimentação Investigativa na Educação Básica. Os dados dos artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e, a partir da leitura pode-se constatar que a Experimentação Investigativa demonstra, nos resultados, potencial como estratégia metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino de Ciências e na formação de alunos críticos e investigativos, contribuindo na construção do conhecimento científico.Universidade Metodista de PiracicabaLeão, Ana Flávia CorreaGoi, Mara Elisângela Jappe2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/461210.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p315-345Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 315-3452238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612/2536Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4612Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências |
title |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências |
spellingShingle |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências Leão, Ana Flávia Correa Ensino Experimentação Investigativa; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Básica. |
title_short |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências |
title_full |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências |
title_fullStr |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências |
title_sort |
Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências |
author |
Leão, Ana Flávia Correa |
author_facet |
Leão, Ana Flávia Correa Goi, Mara Elisângela Jappe |
author_role |
author |
author2 |
Goi, Mara Elisângela Jappe |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Ana Flávia Correa Goi, Mara Elisângela Jappe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Experimentação Investigativa; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Básica. |
topic |
Ensino Experimentação Investigativa; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Básica. |
description |
Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o assunto Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências. Para isso, fez-se uma busca em 6 periódicos de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019. Nessa busca foram encontrados 83 artigos sobre Experimentação no Ensino de Ciências, sendo que apenas 22 tratavam da Experimentação Investigativa. Nesses artigos foram realizadas as leituras e emergiram duas categorias de análise: i) Experimentação Investigativa na formação inicial e continuada de professores; ii) Experimentação Investigativa na Educação Básica. Os dados dos artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e, a partir da leitura pode-se constatar que a Experimentação Investigativa demonstra, nos resultados, potencial como estratégia metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino de Ciências e na formação de alunos críticos e investigativos, contribuindo na construção do conhecimento científico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p315-345 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p315-345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612/2536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 315-345 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021589327872 |