Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Ana Flávia Correa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Goi, Mara Elisângela Jappe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o assunto Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências. Para isso, fez-se uma busca em 6 periódicos de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019. Nessa busca foram encontrados 83 artigos sobre Experimentação no Ensino de Ciências, sendo que apenas 22 tratavam da Experimentação Investigativa. Nesses artigos foram realizadas as leituras e emergiram duas categorias de análise: i) Experimentação Investigativa na formação inicial e continuada de professores; ii) Experimentação Investigativa na Educação Básica. Os dados dos artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e, a partir da leitura pode-se constatar que a Experimentação Investigativa demonstra, nos resultados, potencial como estratégia metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino de Ciências e na formação de alunos críticos e investigativos, contribuindo na construção do conhecimento científico.
id METO-3_481565fdf1b04c72b68d3dd2e23d455d
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4612
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciênciasEnsinoExperimentação Investigativa; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Básica.Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o assunto Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências. Para isso, fez-se uma busca em 6 periódicos de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019. Nessa busca foram encontrados 83 artigos sobre Experimentação no Ensino de Ciências, sendo que apenas 22 tratavam da Experimentação Investigativa. Nesses artigos foram realizadas as leituras e emergiram duas categorias de análise: i) Experimentação Investigativa na formação inicial e continuada de professores; ii) Experimentação Investigativa na Educação Básica. Os dados dos artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e, a partir da leitura pode-se constatar que a Experimentação Investigativa demonstra, nos resultados, potencial como estratégia metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino de Ciências e na formação de alunos críticos e investigativos, contribuindo na construção do conhecimento científico.Universidade Metodista de PiracicabaLeão, Ana Flávia CorreaGoi, Mara Elisângela Jappe2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/461210.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p315-345Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 315-3452238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612/2536Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:40Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4612Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:40Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
title Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
spellingShingle Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
Leão, Ana Flávia Correa
Ensino
Experimentação Investigativa; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Básica.
title_short Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
title_full Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
title_fullStr Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
title_full_unstemmed Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
title_sort Revisão de literatura sobre a experimentação investigativa no ensino de ciências
author Leão, Ana Flávia Correa
author_facet Leão, Ana Flávia Correa
Goi, Mara Elisângela Jappe
author_role author
author2 Goi, Mara Elisângela Jappe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Ana Flávia Correa
Goi, Mara Elisângela Jappe
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Experimentação Investigativa; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Básica.
topic Ensino
Experimentação Investigativa; Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Básica.
description Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão de literatura sobre o assunto Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências. Para isso, fez-se uma busca em 6 periódicos de classificação Qualis Capes A1, A2 e B1 de Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019. Nessa busca foram encontrados 83 artigos sobre Experimentação no Ensino de Ciências, sendo que apenas 22 tratavam da Experimentação Investigativa. Nesses artigos foram realizadas as leituras e emergiram duas categorias de análise: i) Experimentação Investigativa na formação inicial e continuada de professores; ii) Experimentação Investigativa na Educação Básica. Os dados dos artigos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e, a partir da leitura pode-se constatar que a Experimentação Investigativa demonstra, nos resultados, potencial como estratégia metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino de Ciências e na formação de alunos críticos e investigativos, contribuindo na construção do conhecimento científico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p315-345
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p315-345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4612/2536
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 315-345
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021589327872