EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Minelly Azevedo da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes, Amaral, Willian Kennedy do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188
Resumo: Este artigo apresenta um recorte inicial de uma investigação associada com a formação de professores de ciências desenvolvida em colaboração com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID e uma professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, tendo como problema a formação de professores para desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Ciências com características investigativas, contribuindo com sua formação, melhoria de suas ações pedagógicas e aperfeiçoamento profissional durante sua formação inicial. O objetivo foi compreender como a experimentação contribui com o processo formativo de futuros professores e com a promoção de aprendizagem significativa. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com um primeiro momento de observação dos bolsistas atuando na escola de ensino fundamental em aulas práticas de Ciências. Constatou-se que as aulas práticas dadas pelos bolsistas no período de observação eram, na sua grande maioria, reprodutivistas, descontextualizadas, valorizando aprendizados conceituais e verificações de teorias, e passaram gradativamente para práticas que se limitaram à mera reprodução de experimentos, as práticas não incluíam questionamentos, observações e envolvimento dos alunos em todo o processo de construção do seu conhecimento.
id FURG-12_41ba83858b507378f1509e191f3f3767
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5188
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOREExperimentação. Ensino de Ciências. Formação de professoresEste artigo apresenta um recorte inicial de uma investigação associada com a formação de professores de ciências desenvolvida em colaboração com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID e uma professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, tendo como problema a formação de professores para desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Ciências com características investigativas, contribuindo com sua formação, melhoria de suas ações pedagógicas e aperfeiçoamento profissional durante sua formação inicial. O objetivo foi compreender como a experimentação contribui com o processo formativo de futuros professores e com a promoção de aprendizagem significativa. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com um primeiro momento de observação dos bolsistas atuando na escola de ensino fundamental em aulas práticas de Ciências. Constatou-se que as aulas práticas dadas pelos bolsistas no período de observação eram, na sua grande maioria, reprodutivistas, descontextualizadas, valorizando aprendizados conceituais e verificações de teorias, e passaram gradativamente para práticas que se limitaram à mera reprodução de experimentos, as práticas não incluíam questionamentos, observações e envolvimento dos alunos em todo o processo de construção do seu conhecimento.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 3-281809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188/4557Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Minelly Azevedo daMartines, Elizabeth Antonia Leonel de MoraesAmaral, Willian Kennedy do2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5188Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
title EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
spellingShingle EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
Silva, Minelly Azevedo da
Experimentação. Ensino de Ciências. Formação de professores
title_short EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
title_full EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
title_fullStr EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
title_full_unstemmed EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
title_sort EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
author Silva, Minelly Azevedo da
author_facet Silva, Minelly Azevedo da
Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Amaral, Willian Kennedy do
author_role author
author2 Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Amaral, Willian Kennedy do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Minelly Azevedo da
Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Amaral, Willian Kennedy do
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação. Ensino de Ciências. Formação de professores
topic Experimentação. Ensino de Ciências. Formação de professores
description Este artigo apresenta um recorte inicial de uma investigação associada com a formação de professores de ciências desenvolvida em colaboração com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID e uma professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, tendo como problema a formação de professores para desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Ciências com características investigativas, contribuindo com sua formação, melhoria de suas ações pedagógicas e aperfeiçoamento profissional durante sua formação inicial. O objetivo foi compreender como a experimentação contribui com o processo formativo de futuros professores e com a promoção de aprendizagem significativa. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com um primeiro momento de observação dos bolsistas atuando na escola de ensino fundamental em aulas práticas de Ciências. Constatou-se que as aulas práticas dadas pelos bolsistas no período de observação eram, na sua grande maioria, reprodutivistas, descontextualizadas, valorizando aprendizados conceituais e verificações de teorias, e passaram gradativamente para práticas que se limitaram à mera reprodução de experimentos, as práticas não incluíam questionamentos, observações e envolvimento dos alunos em todo o processo de construção do seu conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188/4557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 3-28
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940487733249