EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte inicial de uma investigação associada com a formação de professores de ciências desenvolvida em colaboração com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID e uma professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, tendo como problema a formação de professores para desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Ciências com características investigativas, contribuindo com sua formação, melhoria de suas ações pedagógicas e aperfeiçoamento profissional durante sua formação inicial. O objetivo foi compreender como a experimentação contribui com o processo formativo de futuros professores e com a promoção de aprendizagem significativa. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com um primeiro momento de observação dos bolsistas atuando na escola de ensino fundamental em aulas práticas de Ciências. Constatou-se que as aulas práticas dadas pelos bolsistas no período de observação eram, na sua grande maioria, reprodutivistas, descontextualizadas, valorizando aprendizados conceituais e verificações de teorias, e passaram gradativamente para práticas que se limitaram à mera reprodução de experimentos, as práticas não incluíam questionamentos, observações e envolvimento dos alunos em todo o processo de construção do seu conhecimento. |
id |
FURG-12_41ba83858b507378f1509e191f3f3767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5188 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOREExperimentação. Ensino de Ciências. Formação de professoresEste artigo apresenta um recorte inicial de uma investigação associada com a formação de professores de ciências desenvolvida em colaboração com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID e uma professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, tendo como problema a formação de professores para desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Ciências com características investigativas, contribuindo com sua formação, melhoria de suas ações pedagógicas e aperfeiçoamento profissional durante sua formação inicial. O objetivo foi compreender como a experimentação contribui com o processo formativo de futuros professores e com a promoção de aprendizagem significativa. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com um primeiro momento de observação dos bolsistas atuando na escola de ensino fundamental em aulas práticas de Ciências. Constatou-se que as aulas práticas dadas pelos bolsistas no período de observação eram, na sua grande maioria, reprodutivistas, descontextualizadas, valorizando aprendizados conceituais e verificações de teorias, e passaram gradativamente para práticas que se limitaram à mera reprodução de experimentos, as práticas não incluíam questionamentos, observações e envolvimento dos alunos em todo o processo de construção do seu conhecimento.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 3-281809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188/4557Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Minelly Azevedo daMartines, Elizabeth Antonia Leonel de MoraesAmaral, Willian Kennedy do2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5188Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE |
title |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE |
spellingShingle |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE Silva, Minelly Azevedo da Experimentação. Ensino de Ciências. Formação de professores |
title_short |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE |
title_full |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE |
title_fullStr |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE |
title_full_unstemmed |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE |
title_sort |
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE |
author |
Silva, Minelly Azevedo da |
author_facet |
Silva, Minelly Azevedo da Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Amaral, Willian Kennedy do |
author_role |
author |
author2 |
Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Amaral, Willian Kennedy do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Minelly Azevedo da Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Amaral, Willian Kennedy do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação. Ensino de Ciências. Formação de professores |
topic |
Experimentação. Ensino de Ciências. Formação de professores |
description |
Este artigo apresenta um recorte inicial de uma investigação associada com a formação de professores de ciências desenvolvida em colaboração com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID e uma professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, tendo como problema a formação de professores para desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Ciências com características investigativas, contribuindo com sua formação, melhoria de suas ações pedagógicas e aperfeiçoamento profissional durante sua formação inicial. O objetivo foi compreender como a experimentação contribui com o processo formativo de futuros professores e com a promoção de aprendizagem significativa. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com um primeiro momento de observação dos bolsistas atuando na escola de ensino fundamental em aulas práticas de Ciências. Constatou-se que as aulas práticas dadas pelos bolsistas no período de observação eram, na sua grande maioria, reprodutivistas, descontextualizadas, valorizando aprendizados conceituais e verificações de teorias, e passaram gradativamente para práticas que se limitaram à mera reprodução de experimentos, as práticas não incluíam questionamentos, observações e envolvimento dos alunos em todo o processo de construção do seu conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188/4557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 3-28 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940487733249 |