Formação docente em Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Jonathan Terra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5907
Resumo: O artigo aborda a formação de professores de Educação Física escolar, contemplando aspectos históricos e abordagens que influenciam as configurações sobre a formação de professores. O objetivo do estudo foi investigar e compreender as preocupações temáticas e as contribuições das pesquisas sobre a formação de professores de EF na literatura educacional. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, em que foram analisados 16 trabalhos sobre formação de professores de EF escolar, localizados na base de dados da Scielo. Os trabalhos analisados expressam a necessidade de formação para atuar em contextos de diversidade e inclusão; o distanciamento entre a formação inicial e a realidade escolar e os desafios de articulação entre teoria e prática na ação pedagógica.
id FURG-12_1002b0bdb0a61217cf48e7ec71141407
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5907
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Formação docente em Educação Física escolarEducação Física escolarFormação docenteEstado da ArteO artigo aborda a formação de professores de Educação Física escolar, contemplando aspectos históricos e abordagens que influenciam as configurações sobre a formação de professores. O objetivo do estudo foi investigar e compreender as preocupações temáticas e as contribuições das pesquisas sobre a formação de professores de EF na literatura educacional. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, em que foram analisados 16 trabalhos sobre formação de professores de EF escolar, localizados na base de dados da Scielo. Os trabalhos analisados expressam a necessidade de formação para atuar em contextos de diversidade e inclusão; o distanciamento entre a formação inicial e a realidade escolar e os desafios de articulação entre teoria e prática na ação pedagógica.Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5907Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 135-1491809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5907/3650Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Jonathan TerraTauchen, Gionara2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5907Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente em Educação Física escolar
title Formação docente em Educação Física escolar
spellingShingle Formação docente em Educação Física escolar
Corrêa, Jonathan Terra
Educação Física escolar
Formação docente
Estado da Arte
title_short Formação docente em Educação Física escolar
title_full Formação docente em Educação Física escolar
title_fullStr Formação docente em Educação Física escolar
title_full_unstemmed Formação docente em Educação Física escolar
title_sort Formação docente em Educação Física escolar
author Corrêa, Jonathan Terra
author_facet Corrêa, Jonathan Terra
Tauchen, Gionara
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Jonathan Terra
Tauchen, Gionara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Formação docente
Estado da Arte
topic Educação Física escolar
Formação docente
Estado da Arte
description O artigo aborda a formação de professores de Educação Física escolar, contemplando aspectos históricos e abordagens que influenciam as configurações sobre a formação de professores. O objetivo do estudo foi investigar e compreender as preocupações temáticas e as contribuições das pesquisas sobre a formação de professores de EF na literatura educacional. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, em que foram analisados 16 trabalhos sobre formação de professores de EF escolar, localizados na base de dados da Scielo. Os trabalhos analisados expressam a necessidade de formação para atuar em contextos de diversidade e inclusão; o distanciamento entre a formação inicial e a realidade escolar e os desafios de articulação entre teoria e prática na ação pedagógica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5907
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5907/3650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 135-149
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940972175360