ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565 |
Resumo: | Este artigo apresenta a construção do Estado da Questão (EQ) que objetivou analisar as produções científicas publicizadas relacionadas à história da Educação Física com ênfase na formação e prática docente. De modo mais específico, procuramos conhecer a forma como os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciar os objetivos, as fontes metodológicas e os resultados das pesquisas definidas como achados e, apontar as possíveis lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. O mapeamento dos estudos foi realizado no portal de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos meses de setembro e outubro de 2018, utilizando-se como principais descritores: formação, prática docente, Educação Física e história em algumas combinações. Constatamos a riqueza de olhares dos pesquisadores nos textos analisados, que nos permitiu conhecer diversas realidades e as maneiras como foram investigadas. Apontamos como principal lacuna a falta de estudos historiográficos da Educação Física que apresente como lócus municípios interioranos do Ceará. Por fim, consideramos que as reflexões e discussões contidas neste estudo, podem auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas a partir do interesse em saber e realizar o EQ sobre seu objeto de investigação, para melhor conhecê-lo e delimitá-lo de forma mais incisiva. |
id |
IFRN-3_ae225e63621fe688f425b58026a10966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/8565 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃOEstado da QuestãoEducação FísicaHistóriaformaçãoprática docenteEste artigo apresenta a construção do Estado da Questão (EQ) que objetivou analisar as produções científicas publicizadas relacionadas à história da Educação Física com ênfase na formação e prática docente. De modo mais específico, procuramos conhecer a forma como os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciar os objetivos, as fontes metodológicas e os resultados das pesquisas definidas como achados e, apontar as possíveis lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. O mapeamento dos estudos foi realizado no portal de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos meses de setembro e outubro de 2018, utilizando-se como principais descritores: formação, prática docente, Educação Física e história em algumas combinações. Constatamos a riqueza de olhares dos pesquisadores nos textos analisados, que nos permitiu conhecer diversas realidades e as maneiras como foram investigadas. Apontamos como principal lacuna a falta de estudos historiográficos da Educação Física que apresente como lócus municípios interioranos do Ceará. Por fim, consideramos que as reflexões e discussões contidas neste estudo, podem auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas a partir do interesse em saber e realizar o EQ sobre seu objeto de investigação, para melhor conhecê-lo e delimitá-lo de forma mais incisiva.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/856510.15628/holos.2020.8565HOLOS; v. 6 (2020); 1-201807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Paulo Rogério deNóbrega-Therrein, Sílvia Maria2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8565Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO |
title |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO |
spellingShingle |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO Lima, Paulo Rogério de Estado da Questão Educação Física História formação prática docente |
title_short |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO |
title_full |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO |
title_fullStr |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO |
title_sort |
ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO |
author |
Lima, Paulo Rogério de |
author_facet |
Lima, Paulo Rogério de Nóbrega-Therrein, Sílvia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega-Therrein, Sílvia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Paulo Rogério de Nóbrega-Therrein, Sílvia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da Questão Educação Física História formação prática docente |
topic |
Estado da Questão Educação Física História formação prática docente |
description |
Este artigo apresenta a construção do Estado da Questão (EQ) que objetivou analisar as produções científicas publicizadas relacionadas à história da Educação Física com ênfase na formação e prática docente. De modo mais específico, procuramos conhecer a forma como os pesquisadores têm desenvolvido seus estudos, evidenciar os objetivos, as fontes metodológicas e os resultados das pesquisas definidas como achados e, apontar as possíveis lacunas de conhecimentos em relação à temática de investigação. O mapeamento dos estudos foi realizado no portal de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos meses de setembro e outubro de 2018, utilizando-se como principais descritores: formação, prática docente, Educação Física e história em algumas combinações. Constatamos a riqueza de olhares dos pesquisadores nos textos analisados, que nos permitiu conhecer diversas realidades e as maneiras como foram investigadas. Apontamos como principal lacuna a falta de estudos historiográficos da Educação Física que apresente como lócus municípios interioranos do Ceará. Por fim, consideramos que as reflexões e discussões contidas neste estudo, podem auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas a partir do interesse em saber e realizar o EQ sobre seu objeto de investigação, para melhor conhecê-lo e delimitá-lo de forma mais incisiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565 10.15628/holos.2020.8565 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.8565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8565/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2020); 1-20 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624692989952 |