Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristina Lessa dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ávila, Luciana Toaldo Gentilini, Antunes, Natália Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1731
Resumo: O questionamento se a Educação Física (EF) é ou não uma ciência surge na década de 80. Primeiramente, como forma de alcançar status acadêmico, esta área passa a produzir conhecimento a partir de pesquisas oriundas das ciências naturais e, só mais tarde, aparecem pesquisas vinculadas às ciências humanas e sociais. O surgimento destas diferentes abordagens contribuiu para o aparecimento de um cenário de disputa que ainda hoje predomina. Desta forma, a partir da análise de uma das edições da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, conclui-se que os diferentes autores analisados apresentam um consenso sobre este tema debatido.
id FURG-12_103220cbbcdbbf04bfe4badb50d6108e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1731
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporteEducação Física. Epistemologia. Conhecimento.O questionamento se a Educação Física (EF) é ou não uma ciência surge na década de 80. Primeiramente, como forma de alcançar status acadêmico, esta área passa a produzir conhecimento a partir de pesquisas oriundas das ciências naturais e, só mais tarde, aparecem pesquisas vinculadas às ciências humanas e sociais. O surgimento destas diferentes abordagens contribuiu para o aparecimento de um cenário de disputa que ainda hoje predomina. Desta forma, a partir da análise de uma das edições da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, conclui-se que os diferentes autores analisados apresentam um consenso sobre este tema debatido.Lepidus2011-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/173110.14295/rds.v11i0.1731Revista Didática Sistêmica; Edição Especial; 1-101809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1731/926Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cristina Lessa dosÁvila, Luciana Toaldo GentiliniAntunes, Natália Silveira2014-02-02T23:47:29Zoai:periodicos.furg.br:article/1731Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2014-02-02T23:47:29Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte
title Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte
spellingShingle Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte
Santos, Cristina Lessa dos
Educação Física. Epistemologia. Conhecimento.
title_short Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte
title_full Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte
title_fullStr Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte
title_full_unstemmed Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte
title_sort Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte
author Santos, Cristina Lessa dos
author_facet Santos, Cristina Lessa dos
Ávila, Luciana Toaldo Gentilini
Antunes, Natália Silveira
author_role author
author2 Ávila, Luciana Toaldo Gentilini
Antunes, Natália Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristina Lessa dos
Ávila, Luciana Toaldo Gentilini
Antunes, Natália Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Epistemologia. Conhecimento.
topic Educação Física. Epistemologia. Conhecimento.
description O questionamento se a Educação Física (EF) é ou não uma ciência surge na década de 80. Primeiramente, como forma de alcançar status acadêmico, esta área passa a produzir conhecimento a partir de pesquisas oriundas das ciências naturais e, só mais tarde, aparecem pesquisas vinculadas às ciências humanas e sociais. O surgimento destas diferentes abordagens contribuiu para o aparecimento de um cenário de disputa que ainda hoje predomina. Desta forma, a partir da análise de uma das edições da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, conclui-se que os diferentes autores analisados apresentam um consenso sobre este tema debatido.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1731
10.14295/rds.v11i0.1731
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1731
identifier_str_mv 10.14295/rds.v11i0.1731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1731/926
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; Edição Especial; 1-10
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939568132096