A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12598 |
Resumo: | Objetiva analisar a base de conhecimentos para o ensino de professores de Educação Física na pré-escola com foco na identificação e compreensão do sujeito e do conteúdo. De abordagem qualitativa descritivo-exploratória, participaram da investigação quatro professores da rede de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio da participação em reuniões coletivas e entrevistas de aprofundamento. Verificou-se que o conhecimento docente sobre a criança advém da relação cotidiana pedagógica estabelecida para com ela. De modo geral, os conteúdos são eleitos em função dos interesses das crianças, sendo que os jogos e brincadeiras populares prevaleceram na organização do ensino. O estudo semeia propositivas para defesa do professor de Educação Física na Educação Infantil e fortalece o debate acerca da qualidade do trabalho docente articulado entre áreas do conhecimento. |
id |
FURG-12_130f2cc2576c0bd7fa9e0ae6da4525d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12598 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDOObjetiva analisar a base de conhecimentos para o ensino de professores de Educação Física na pré-escola com foco na identificação e compreensão do sujeito e do conteúdo. De abordagem qualitativa descritivo-exploratória, participaram da investigação quatro professores da rede de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio da participação em reuniões coletivas e entrevistas de aprofundamento. Verificou-se que o conhecimento docente sobre a criança advém da relação cotidiana pedagógica estabelecida para com ela. De modo geral, os conteúdos são eleitos em função dos interesses das crianças, sendo que os jogos e brincadeiras populares prevaleceram na organização do ensino. O estudo semeia propositivas para defesa do professor de Educação Física na Educação Infantil e fortalece o debate acerca da qualidade do trabalho docente articulado entre áreas do conhecimento.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1259810.14295/rds.v23i1.12598Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 51-681809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12598/9241Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessZanotto, LuanaAlves, Fernando DonizeteJanuário, Carlos2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12598Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO |
title |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO |
spellingShingle |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO Zanotto, Luana |
title_short |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO |
title_full |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO |
title_fullStr |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO |
title_full_unstemmed |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO |
title_sort |
A BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA: O CONHECIMENTO DO SUJEITO E O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO |
author |
Zanotto, Luana |
author_facet |
Zanotto, Luana Alves, Fernando Donizete Januário, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Fernando Donizete Januário, Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanotto, Luana Alves, Fernando Donizete Januário, Carlos |
description |
Objetiva analisar a base de conhecimentos para o ensino de professores de Educação Física na pré-escola com foco na identificação e compreensão do sujeito e do conteúdo. De abordagem qualitativa descritivo-exploratória, participaram da investigação quatro professores da rede de um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio da participação em reuniões coletivas e entrevistas de aprofundamento. Verificou-se que o conhecimento docente sobre a criança advém da relação cotidiana pedagógica estabelecida para com ela. De modo geral, os conteúdos são eleitos em função dos interesses das crianças, sendo que os jogos e brincadeiras populares prevaleceram na organização do ensino. O estudo semeia propositivas para defesa do professor de Educação Física na Educação Infantil e fortalece o debate acerca da qualidade do trabalho docente articulado entre áreas do conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12598 10.14295/rds.v23i1.12598 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12598 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12598/9241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 51-68 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941498560512 |