O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641 |
Resumo: | O objetivo foi investigar como o conhecimento do contexto emerge nas práticas pedagógicas de estudantes-professores em diferentes etapas da formação inicial em Educação Física. Os participantes deste estudo de caso qualitativo foram quatro duplas de estudantes que representavam diferentes etapas de um curso de Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e de questionários. Os resultados mostram que houve preocupação maior dos estudantes investigados com o microcontexto de aula. Especificamente, a gestão de infraestrutura de aula, logísticos e recursos disponíveis e, em menor proporção a gestão dos conteúdos. Conclui-se que a falta de reflexão e utilização de conhecimentos de contextos mais amplos comprometeu a qualidade da intervenção e formação pedagógica dos estudantes-professores. |
id |
UFG-4_c5f7ecb091fffeb0379f208400111995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/34641 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICAFormação de professoresEnsinoEducação FísicaO objetivo foi investigar como o conhecimento do contexto emerge nas práticas pedagógicas de estudantes-professores em diferentes etapas da formação inicial em Educação Física. Os participantes deste estudo de caso qualitativo foram quatro duplas de estudantes que representavam diferentes etapas de um curso de Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e de questionários. Os resultados mostram que houve preocupação maior dos estudantes investigados com o microcontexto de aula. Especificamente, a gestão de infraestrutura de aula, logísticos e recursos disponíveis e, em menor proporção a gestão dos conteúdos. Conclui-se que a falta de reflexão e utilização de conhecimentos de contextos mais amplos comprometeu a qualidade da intervenção e formação pedagógica dos estudantes-professores.Universidade Federal de Goiás2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa Qualitativa Empirica de campoapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3464110.5216/rpp.v19i3.34641Pensar a Prática; Vol. 19 No. 3 (2016)Pensar a Prática; v. 19 n. 3 (2016)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641/pdfCopyright (c) 2016 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, DanielGraça, Amândio Braga dos SantosRamos, ValmorMilistetd, MichelNascimento, Juarez Vieira2018-09-04T19:46:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/34641Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:05.754756Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Marcon, Daniel Formação de professores Ensino Educação Física |
title_short |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
O CONHECIMENTO DO CONTEXTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Marcon, Daniel |
author_facet |
Marcon, Daniel Graça, Amândio Braga dos Santos Ramos, Valmor Milistetd, Michel Nascimento, Juarez Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Graça, Amândio Braga dos Santos Ramos, Valmor Milistetd, Michel Nascimento, Juarez Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcon, Daniel Graça, Amândio Braga dos Santos Ramos, Valmor Milistetd, Michel Nascimento, Juarez Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino Educação Física |
topic |
Formação de professores Ensino Educação Física |
description |
O objetivo foi investigar como o conhecimento do contexto emerge nas práticas pedagógicas de estudantes-professores em diferentes etapas da formação inicial em Educação Física. Os participantes deste estudo de caso qualitativo foram quatro duplas de estudantes que representavam diferentes etapas de um curso de Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e de questionários. Os resultados mostram que houve preocupação maior dos estudantes investigados com o microcontexto de aula. Especificamente, a gestão de infraestrutura de aula, logísticos e recursos disponíveis e, em menor proporção a gestão dos conteúdos. Conclui-se que a falta de reflexão e utilização de conhecimentos de contextos mais amplos comprometeu a qualidade da intervenção e formação pedagógica dos estudantes-professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa Qualitativa Empirica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641 10.5216/rpp.v19i3.34641 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v19i3.34641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 19 No. 3 (2016) Pensar a Prática; v. 19 n. 3 (2016) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857972793344 |