SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilmsen, Lilibth
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maciel, Rochele Rita Andreazza, Ramos, Flávia Brocchetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769
Resumo: O presente artigo reflete acerca da escuta como especificidade da docência com crianças. Tem como objetivos discutir efeitos de práticas de escuta presentes no cotidiano de crianças, bem como identificar os saberes docentes que prevalecem nessa ação pedagógica. Visa a contribuir para a reflexão docente, e para as discussões que implicam a Educação Infantil. O estudo emprega metodologia qualitativa, descritiva exploratória. Como instrumento, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com professoras da Educação infantil da rede particular de Caxias do Sul – RS, no ano 2019. Para a compreensão das narrativas, a análise pautou-se em Bardin (1977) seguindo delineamento de Análise de conteúdo. As reflexões construídas com o diálogo das professoras se alicerçam em autores que concebem a criança como ser potente conforme Rinaldi (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2008) e que discutem o papel do professor. Os achados dessa pesquisa apontam que a escuta está sendo usada como estratégia e intervenções pedagógicas.
id FURG-12_1c5bab6c51de511490ed36d1bf8f130b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/11769
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIASEscuta. Crianças. Professor. Educação Infantil.O presente artigo reflete acerca da escuta como especificidade da docência com crianças. Tem como objetivos discutir efeitos de práticas de escuta presentes no cotidiano de crianças, bem como identificar os saberes docentes que prevalecem nessa ação pedagógica. Visa a contribuir para a reflexão docente, e para as discussões que implicam a Educação Infantil. O estudo emprega metodologia qualitativa, descritiva exploratória. Como instrumento, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com professoras da Educação infantil da rede particular de Caxias do Sul – RS, no ano 2019. Para a compreensão das narrativas, a análise pautou-se em Bardin (1977) seguindo delineamento de Análise de conteúdo. As reflexões construídas com o diálogo das professoras se alicerçam em autores que concebem a criança como ser potente conforme Rinaldi (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2008) e que discutem o papel do professor. Os achados dessa pesquisa apontam que a escuta está sendo usada como estratégia e intervenções pedagógicas.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 301-3131809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769/9255Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessWilmsen, LilibthMaciel, Rochele Rita AndreazzaRamos, Flávia Brocchetto2024-02-22T22:47:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/11769Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:47:27Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
title SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
spellingShingle SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
Wilmsen, Lilibth
Escuta. Crianças. Professor. Educação Infantil.
title_short SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
title_full SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
title_fullStr SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
title_full_unstemmed SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
title_sort SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
author Wilmsen, Lilibth
author_facet Wilmsen, Lilibth
Maciel, Rochele Rita Andreazza
Ramos, Flávia Brocchetto
author_role author
author2 Maciel, Rochele Rita Andreazza
Ramos, Flávia Brocchetto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilmsen, Lilibth
Maciel, Rochele Rita Andreazza
Ramos, Flávia Brocchetto
dc.subject.por.fl_str_mv Escuta. Crianças. Professor. Educação Infantil.
topic Escuta. Crianças. Professor. Educação Infantil.
description O presente artigo reflete acerca da escuta como especificidade da docência com crianças. Tem como objetivos discutir efeitos de práticas de escuta presentes no cotidiano de crianças, bem como identificar os saberes docentes que prevalecem nessa ação pedagógica. Visa a contribuir para a reflexão docente, e para as discussões que implicam a Educação Infantil. O estudo emprega metodologia qualitativa, descritiva exploratória. Como instrumento, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com professoras da Educação infantil da rede particular de Caxias do Sul – RS, no ano 2019. Para a compreensão das narrativas, a análise pautou-se em Bardin (1977) seguindo delineamento de Análise de conteúdo. As reflexões construídas com o diálogo das professoras se alicerçam em autores que concebem a criança como ser potente conforme Rinaldi (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2008) e que discutem o papel do professor. Os achados dessa pesquisa apontam que a escuta está sendo usada como estratégia e intervenções pedagógicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769/9255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: DA INSERÇÃO À LEGITIMAÇÃO: DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL; 301-313
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938427281408