A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Letycia Canhete de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296
Resumo: O presente trabalho busca discutir sobre o significado da escuta e qual a relevância que ela tem para o campo da Pedagogia. Pretende-se, então, reafirmar a Pedagogia enquanto ciência, compreendendo sua identidade epistemológica; ou seja, quais significados são intrínsecos à Pedagogia e ao fazer pedagógico e, então, como a escuta pode colaborar com a práxis docente. Dessa forma, almeja também contribuir com a formação no campo da docência, ratificando o papel da Pedagogia e localizando a escuta como um saber pedagógico. Para tanto, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica, tecendo este estudo com autores como Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, entre outros. Por fim, defende a perspectiva da Pedagogia como ciência da escuta, que zela por uma experiência humana, amorosa e ética.
id UFF-2_7791812ced8c8300036d1bc4a2f1fa3c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32296
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação InfantilPedagogia da escutaRelaçãoAdulto-criançaDocênciaEscutaEducação infantilDocênciaListening pedagogyRelationshipAdult-childTeachingO presente trabalho busca discutir sobre o significado da escuta e qual a relevância que ela tem para o campo da Pedagogia. Pretende-se, então, reafirmar a Pedagogia enquanto ciência, compreendendo sua identidade epistemológica; ou seja, quais significados são intrínsecos à Pedagogia e ao fazer pedagógico e, então, como a escuta pode colaborar com a práxis docente. Dessa forma, almeja também contribuir com a formação no campo da docência, ratificando o papel da Pedagogia e localizando a escuta como um saber pedagógico. Para tanto, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica, tecendo este estudo com autores como Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, entre outros. Por fim, defende a perspectiva da Pedagogia como ciência da escuta, que zela por uma experiência humana, amorosa e ética.This dissertation aims to discuss the meaning of listening and its relevance to the Pedagogy field. It intends to reaffirm Pedagogy as a science, comprehending its epistemological identity; in other words, which meanings are intrinsic to Pedagogy and its practice, and how listening could collaborate with the teaching praxis. Thus, it also seeks to contribute to the academic and professional formation in the field of teaching, ratifying the role of Pedagogy and placing listening as a pedagogical knowing. Hence the methodology of literature review is employed, weaving this study with authors such as Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, among others. Lastly, it defends the perspective of Pedagogy as the science of listening, which cares for a humane, loving, and ethical experience.37 p.Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deJaehn, LiseteAraujo, Letycia Canhete de2024-02-19T15:20:45Z2024-02-19T15:20:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Letycia Canhete de. A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-19T15:20:49Zoai:app.uff.br:1/32296Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-19T15:20:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
title A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
spellingShingle A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
Araujo, Letycia Canhete de
Pedagogia da escuta
Relação
Adulto-criança
Docência
Escuta
Educação infantil
Docência
Listening pedagogy
Relationship
Adult-child
Teaching
title_short A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
title_full A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
title_fullStr A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
title_full_unstemmed A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
title_sort A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil
author Araujo, Letycia Canhete de
author_facet Araujo, Letycia Canhete de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de
Jaehn, Lisete
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Letycia Canhete de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da escuta
Relação
Adulto-criança
Docência
Escuta
Educação infantil
Docência
Listening pedagogy
Relationship
Adult-child
Teaching
topic Pedagogia da escuta
Relação
Adulto-criança
Docência
Escuta
Educação infantil
Docência
Listening pedagogy
Relationship
Adult-child
Teaching
description O presente trabalho busca discutir sobre o significado da escuta e qual a relevância que ela tem para o campo da Pedagogia. Pretende-se, então, reafirmar a Pedagogia enquanto ciência, compreendendo sua identidade epistemológica; ou seja, quais significados são intrínsecos à Pedagogia e ao fazer pedagógico e, então, como a escuta pode colaborar com a práxis docente. Dessa forma, almeja também contribuir com a formação no campo da docência, ratificando o papel da Pedagogia e localizando a escuta como um saber pedagógico. Para tanto, utiliza-se a metodologia de revisão bibliográfica, tecendo este estudo com autores como Paulo Freire, Maria Amélia Santoro Franco, Manoel de Barros, entre outros. Por fim, defende a perspectiva da Pedagogia como ciência da escuta, que zela por uma experiência humana, amorosa e ética.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-19T15:20:45Z
2024-02-19T15:20:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Letycia Canhete de. A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296
identifier_str_mv ARAUJO, Letycia Canhete de. A escuta: gesto e exercício pedagógico na Educação Infantil. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135349547237376