SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769 |
Resumo: | O presente artigo reflete acerca da escuta como especificidade da docência com crianças. Tem como objetivos discutir efeitos de práticas de escuta presentes no cotidiano de crianças, bem como identificar os saberes docentes que prevalecem nessa ação pedagógica. Visa a contribuir para a reflexão docente, e para as discussões que implicam a Educação Infantil. O estudo emprega metodologia qualitativa, descritiva exploratória. Como instrumento, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com professoras da Educação infantil da rede particular de Caxias do Sul – RS, no ano 2019. Para a compreensão das narrativas, a análise pautou-se em Bardin (1977) seguindo delineamento de Análise de conteúdo. As reflexões construídas com o diálogo das professoras se alicerçam em autores que concebem a criança como ser potente conforme Rinaldi (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2008) e que discutem o papel do professor. Os achados dessa pesquisa apontam que a escuta está sendo usada como estratégia e intervenções pedagógicas. |
id |
FURG-12_405b6b7caab4de52a19616870fa03486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11769 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIASEscuta. Crianças. Professor. Educação Infantil.O presente artigo reflete acerca da escuta como especificidade da docência com crianças. Tem como objetivos discutir efeitos de práticas de escuta presentes no cotidiano de crianças, bem como identificar os saberes docentes que prevalecem nessa ação pedagógica. Visa a contribuir para a reflexão docente, e para as discussões que implicam a Educação Infantil. O estudo emprega metodologia qualitativa, descritiva exploratória. Como instrumento, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com professoras da Educação infantil da rede particular de Caxias do Sul – RS, no ano 2019. Para a compreensão das narrativas, a análise pautou-se em Bardin (1977) seguindo delineamento de Análise de conteúdo. As reflexões construídas com o diálogo das professoras se alicerçam em autores que concebem a criança como ser potente conforme Rinaldi (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2008) e que discutem o papel do professor. Os achados dessa pesquisa apontam que a escuta está sendo usada como estratégia e intervenções pedagógicas.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 301-3131809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769/9255Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessWilmsen, LilibthMaciel, Rochele Rita AndreazzaRamos, Flávia Brocchetto2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11769Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS |
title |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS |
spellingShingle |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS Wilmsen, Lilibth Escuta. Crianças. Professor. Educação Infantil. |
title_short |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS |
title_full |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS |
title_fullStr |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS |
title_full_unstemmed |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS |
title_sort |
SER PROFESSOR DE CRIANÇA: A ESCUTA ATENTA DAS INFÂNCIAS |
author |
Wilmsen, Lilibth |
author_facet |
Wilmsen, Lilibth Maciel, Rochele Rita Andreazza Ramos, Flávia Brocchetto |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Rochele Rita Andreazza Ramos, Flávia Brocchetto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wilmsen, Lilibth Maciel, Rochele Rita Andreazza Ramos, Flávia Brocchetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escuta. Crianças. Professor. Educação Infantil. |
topic |
Escuta. Crianças. Professor. Educação Infantil. |
description |
O presente artigo reflete acerca da escuta como especificidade da docência com crianças. Tem como objetivos discutir efeitos de práticas de escuta presentes no cotidiano de crianças, bem como identificar os saberes docentes que prevalecem nessa ação pedagógica. Visa a contribuir para a reflexão docente, e para as discussões que implicam a Educação Infantil. O estudo emprega metodologia qualitativa, descritiva exploratória. Como instrumento, utilizou-se de uma entrevista semiestruturada com professoras da Educação infantil da rede particular de Caxias do Sul – RS, no ano 2019. Para a compreensão das narrativas, a análise pautou-se em Bardin (1977) seguindo delineamento de Análise de conteúdo. As reflexões construídas com o diálogo das professoras se alicerçam em autores que concebem a criança como ser potente conforme Rinaldi (2012), Malaguzzi (1999), Oliveira-Formosinho (2008) e que discutem o papel do professor. Os achados dessa pesquisa apontam que a escuta está sendo usada como estratégia e intervenções pedagógicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11769/9255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 301-313 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941475491840 |