Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Aline Crochemore Hillal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1193
Resumo: Written from the initial experiences of the master’s degree in Environmental Education, and from the learning experiences in the subject of “Environmental and Complexity Education”, in the following article, the author advocates that the practice of the intense contact with artistic works, specially the literary productions, in teacher formation spaces, is an important tool for the constitution of new productions: know-hows, how to dos, and transforming and complex ways of life. The thi nking re-form, as Morin proposes, overcoming the own dichotomies of the educational and scientific productions of Modernity, is the fundamental presupposition for the reflections.
id FURG-12_2529a924883765eeea3e19259aaee8cc
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1193
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadoraFormação de professores. Educação ambiental. Arte. Literatura. Poesia. Complexidade.Written from the initial experiences of the master’s degree in Environmental Education, and from the learning experiences in the subject of “Environmental and Complexity Education”, in the following article, the author advocates that the practice of the intense contact with artistic works, specially the literary productions, in teacher formation spaces, is an important tool for the constitution of new productions: know-hows, how to dos, and transforming and complex ways of life. The thi nking re-form, as Morin proposes, overcoming the own dichotomies of the educational and scientific productions of Modernity, is the fundamental presupposition for the reflections.Escrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões.Lepidus2010-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1193Revista Didática Sistêmica; v. 2 (2006); 1-101809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1193/483Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Aline Crochemore Hillal2018-11-08T19:35:00Zoai:periodicos.furg.br:article/1193Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:35Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
spellingShingle Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
Leal, Aline Crochemore Hillal
Formação de professores. Educação ambiental. Arte. Literatura. Poesia. Complexidade.
title_short Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title_full Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title_fullStr Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title_full_unstemmed Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
title_sort Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
author Leal, Aline Crochemore Hillal
author_facet Leal, Aline Crochemore Hillal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Aline Crochemore Hillal
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Educação ambiental. Arte. Literatura. Poesia. Complexidade.
topic Formação de professores. Educação ambiental. Arte. Literatura. Poesia. Complexidade.
description Written from the initial experiences of the master’s degree in Environmental Education, and from the learning experiences in the subject of “Environmental and Complexity Education”, in the following article, the author advocates that the practice of the intense contact with artistic works, specially the literary productions, in teacher formation spaces, is an important tool for the constitution of new productions: know-hows, how to dos, and transforming and complex ways of life. The thi nking re-form, as Morin proposes, overcoming the own dichotomies of the educational and scientific productions of Modernity, is the fundamental presupposition for the reflections.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1193
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1193/483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 2 (2006); 1-10
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939091030016