Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/579 |
Resumo: | Escrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões. |
id |
FURG_c8f01448382bed0017e060816bee24ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/579 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadoraDialogues between prose and poetry constituting contexts of a (trans)forming educationFormação de professoresEducação ambientalArteLiteraturaPoesiaCompexidadeTeacher formationEnvironmental educationArtLiteraturePoetryComplexityEscrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões.Written from the initial experiences of the master’s degree in Environmental Education, and from the learning experiences in the subject of “Environmental and Complexity Education”, in the following article, the author advocates that the practice of the intense contact with artistic works, specially the literary productions, in teacher formation spaces, is an important tool for the constitution of new productions: know-hows, how to dos, and transforming and complex ways of life. The thi nking re-form, as Morin proposes, overcoming the own dichotomies of the educational and scientific productions of Modernity, is the fundamental presupposition for the reflections.2011-05-25T21:56:21Z2011-05-25T21:56:21Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHILLAL, Aline Crochemore. Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 2, p. 1-10, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1193/483 >. Acesso em: 18 maio 2011.1809-3108http://repositorio.furg.br/handle/1/579porHillal, Aline Crochemoreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-08-05T00:49:29Zoai:repositorio.furg.br:1/579Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-08-05T00:49:29Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora Dialogues between prose and poetry constituting contexts of a (trans)forming education |
title |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora |
spellingShingle |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora Hillal, Aline Crochemore Formação de professores Educação ambiental Arte Literatura Poesia Compexidade Teacher formation Environmental education Art Literature Poetry Complexity |
title_short |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora |
title_full |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora |
title_fullStr |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora |
title_sort |
Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora |
author |
Hillal, Aline Crochemore |
author_facet |
Hillal, Aline Crochemore |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hillal, Aline Crochemore |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação ambiental Arte Literatura Poesia Compexidade Teacher formation Environmental education Art Literature Poetry Complexity |
topic |
Formação de professores Educação ambiental Arte Literatura Poesia Compexidade Teacher formation Environmental education Art Literature Poetry Complexity |
description |
Escrito a partir das vivências iniciais no Mestrado em Educação Ambiental e das aprendizagens na disciplina de “Educação Ambiental e Complexidade”, neste artigo a autora defende que a prática cotidiana do contato intenso com obras artísticas, em especial, a escrita literária, nos espaços de formação de professores, é ferramenta importante na constituição de novas produções: saberes, fazeres e modos de vida (trans)formadores e complexos. A reforma do pensamento, como propõe Morin, com a superação das dicotomias próprias das produções educativas e científicas da Modernidade, é pressuposto fundamental das reflexões. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2011-05-25T21:56:21Z 2011-05-25T21:56:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HILLAL, Aline Crochemore. Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 2, p. 1-10, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1193/483 >. Acesso em: 18 maio 2011. 1809-3108 http://repositorio.furg.br/handle/1/579 |
identifier_str_mv |
HILLAL, Aline Crochemore. Diálogos entre prosa e poesia constituindo contextos de educação (trans)formadora. Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 2, p. 1-10, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1193/483 >. Acesso em: 18 maio 2011. 1809-3108 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384409183092736 |