Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Daniele Barros
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Molon, Susana Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1374
Resumo: This article presents considerations of the research that had as central problem to analyze the meanings and the meanings of the EE for the children. In this participated 10 children between 4 and 5 years old from a kindergarten class in public schools in Rio Grande-RS. The theoretical permeated the fields of socio-historical approach, in Studies of Children and Environmental Education. Thus, in activities and dialogues that took place in that context, the children got hold of social relations to represent their thinking, talking, feeling, doing and imagine, highlighting the significance and meanings of the EE.
id FURG-12_284c8a198f177f31cf9b98e319eab43d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1374
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativaPesquisa com crianças. Educação Infantil. Educação AmbientalThis article presents considerations of the research that had as central problem to analyze the meanings and the meanings of the EE for the children. In this participated 10 children between 4 and 5 years old from a kindergarten class in public schools in Rio Grande-RS. The theoretical permeated the fields of socio-historical approach, in Studies of Children and Environmental Education. Thus, in activities and dialogues that took place in that context, the children got hold of social relations to represent their thinking, talking, feeling, doing and imagine, highlighting the significance and meanings of the EE.Essa escrita apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação Ambiental (EA) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG), que teve como objetivo central analisar os significados e os sentidos da EA para as crianças na Educação Infantil. Nesta pesquisa qualitativa, participaram 10 crianças entre 4 e 5 anos de idade e a turma foi escolhida porque a professora tem o título de Mestre em EA pelo PPGEA/FURG.Lepidus2010-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1374Revista Didática Sistêmica; v. 11 (2010); 143-1611809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1374/771Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJardim, Daniele BarrosMolon, Susana Inês2018-11-08T18:45:19Zoai:periodicos.furg.br:article/1374Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:45:19Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa
title Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa
spellingShingle Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa
Jardim, Daniele Barros
Pesquisa com crianças. Educação Infantil. Educação Ambiental
title_short Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa
title_full Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa
title_fullStr Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa
title_full_unstemmed Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa
title_sort Significados e sentidos da educação ambiental para as crianças: resultados de uma pesquisa qualitativa
author Jardim, Daniele Barros
author_facet Jardim, Daniele Barros
Molon, Susana Inês
author_role author
author2 Molon, Susana Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Daniele Barros
Molon, Susana Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa com crianças. Educação Infantil. Educação Ambiental
topic Pesquisa com crianças. Educação Infantil. Educação Ambiental
description This article presents considerations of the research that had as central problem to analyze the meanings and the meanings of the EE for the children. In this participated 10 children between 4 and 5 years old from a kindergarten class in public schools in Rio Grande-RS. The theoretical permeated the fields of socio-historical approach, in Studies of Children and Environmental Education. Thus, in activities and dialogues that took place in that context, the children got hold of social relations to represent their thinking, talking, feeling, doing and imagine, highlighting the significance and meanings of the EE.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1374
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1374/771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 11 (2010); 143-161
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939513606144