REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803 |
Resumo: | Por essas linhas narro momentos de reflexão e construção de um ser professor “COM” as crianças da Educação Infantil. Vinte e seis crianças de cinco anos, duas pedagogas, um professor de educação física e eu, professor-pesquisador que sou, desenhamos e descobrimos nossa escola com Práticas Político-Pedagógicas possíveis e viáveis na Educação Pública, que estão aqui contadas por um fragmento de autoestudo. Dialogar dentro da escola nunca foi e é tarefa fácil; rever a própria prática pedagógica também não, mas para se alcançar uma educação emancipadora é necessário que todos/as sejam convocados a construírem juntos uma escola mais bonita, alegre e que transborde curiosidade epistemológica. |
id |
FURG-12_30e1b523f270ce5b608c6829c7d53f8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12803 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”Por essas linhas narro momentos de reflexão e construção de um ser professor “COM” as crianças da Educação Infantil. Vinte e seis crianças de cinco anos, duas pedagogas, um professor de educação física e eu, professor-pesquisador que sou, desenhamos e descobrimos nossa escola com Práticas Político-Pedagógicas possíveis e viáveis na Educação Pública, que estão aqui contadas por um fragmento de autoestudo. Dialogar dentro da escola nunca foi e é tarefa fácil; rever a própria prática pedagógica também não, mas para se alcançar uma educação emancipadora é necessário que todos/as sejam convocados a construírem juntos uma escola mais bonita, alegre e que transborde curiosidade epistemológica.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1280310.14295/rds.v23i1.12803Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 95-1081809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803/9228Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Siqueira Farias, UiráMassoli Rodrigues, Graciele2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12803Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM” |
title |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM” |
spellingShingle |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM” de Siqueira Farias, Uirá |
title_short |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM” |
title_full |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM” |
title_fullStr |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM” |
title_full_unstemmed |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM” |
title_sort |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM” |
author |
de Siqueira Farias, Uirá |
author_facet |
de Siqueira Farias, Uirá Massoli Rodrigues, Graciele |
author_role |
author |
author2 |
Massoli Rodrigues, Graciele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Siqueira Farias, Uirá Massoli Rodrigues, Graciele |
description |
Por essas linhas narro momentos de reflexão e construção de um ser professor “COM” as crianças da Educação Infantil. Vinte e seis crianças de cinco anos, duas pedagogas, um professor de educação física e eu, professor-pesquisador que sou, desenhamos e descobrimos nossa escola com Práticas Político-Pedagógicas possíveis e viáveis na Educação Pública, que estão aqui contadas por um fragmento de autoestudo. Dialogar dentro da escola nunca foi e é tarefa fácil; rever a própria prática pedagógica também não, mas para se alcançar uma educação emancipadora é necessário que todos/as sejam convocados a construírem juntos uma escola mais bonita, alegre e que transborde curiosidade epistemológica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803 10.14295/rds.v23i1.12803 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803/9228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 95-108 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941506949120 |