REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Siqueira Farias, Uirá
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Massoli Rodrigues, Graciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803
Resumo: Por essas linhas narro momentos de reflexão e construção de um ser professor “COM” as crianças da Educação Infantil. Vinte e seis crianças de cinco anos, duas pedagogas, um professor de educação física e eu, professor-pesquisador que sou, desenhamos e descobrimos nossa escola com Práticas Político-Pedagógicas possíveis e viáveis na Educação Pública, que estão aqui contadas por um fragmento de autoestudo. Dialogar dentro da escola nunca foi e é tarefa fácil; rever a própria prática pedagógica também não, mas para se alcançar uma educação emancipadora é necessário que todos/as sejam convocados a construírem juntos uma escola mais bonita, alegre e que transborde curiosidade epistemológica.
id FURG-12_30e1b523f270ce5b608c6829c7d53f8a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12803
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”Por essas linhas narro momentos de reflexão e construção de um ser professor “COM” as crianças da Educação Infantil. Vinte e seis crianças de cinco anos, duas pedagogas, um professor de educação física e eu, professor-pesquisador que sou, desenhamos e descobrimos nossa escola com Práticas Político-Pedagógicas possíveis e viáveis na Educação Pública, que estão aqui contadas por um fragmento de autoestudo. Dialogar dentro da escola nunca foi e é tarefa fácil; rever a própria prática pedagógica também não, mas para se alcançar uma educação emancipadora é necessário que todos/as sejam convocados a construírem juntos uma escola mais bonita, alegre e que transborde curiosidade epistemológica.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1280310.14295/rds.v23i1.12803Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 95-1081809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803/9228Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Siqueira Farias, UiráMassoli Rodrigues, Graciele2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12803Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
title REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
spellingShingle REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
de Siqueira Farias, Uirá
title_short REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
title_full REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
title_fullStr REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
title_full_unstemmed REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
title_sort REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA “NA” EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTABELECENDO O “COM”
author de Siqueira Farias, Uirá
author_facet de Siqueira Farias, Uirá
Massoli Rodrigues, Graciele
author_role author
author2 Massoli Rodrigues, Graciele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Siqueira Farias, Uirá
Massoli Rodrigues, Graciele
description Por essas linhas narro momentos de reflexão e construção de um ser professor “COM” as crianças da Educação Infantil. Vinte e seis crianças de cinco anos, duas pedagogas, um professor de educação física e eu, professor-pesquisador que sou, desenhamos e descobrimos nossa escola com Práticas Político-Pedagógicas possíveis e viáveis na Educação Pública, que estão aqui contadas por um fragmento de autoestudo. Dialogar dentro da escola nunca foi e é tarefa fácil; rever a própria prática pedagógica também não, mas para se alcançar uma educação emancipadora é necessário que todos/as sejam convocados a construírem juntos uma escola mais bonita, alegre e que transborde curiosidade epistemológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803
10.14295/rds.v23i1.12803
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12803/9228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 95-108
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941506949120