O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneguzzo, Isonel Sandino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Meneguzzo, Paula Mariele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5113
Resumo: Este texto tem como principal objetivo apresentar uma discussão acerca dos conteúdos referentes ao relevo terrestre presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do Brasil. Alguns conteúdos apresentam-se numa perspectiva tradicional, sem apresentar nenhuma aplicação prática no dia a dia dos educandos. Adicionalmente os itens presentes nos livros por vezes apresentam-se sem qualquer relação com aspectos socioambientais. Além disso, algumas obras trazem conteúdos descontextualizados e conhecimentos superficiais sem uma devida problematização. Ações deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância do estudo do relevo no âmbito da Geografia escolar. Neste sentido, sugere-se a utilização da criticidade como forma de abordagem dos conteúdos, a fim de que os educandos realmente compreendam aspectos que permeiam suas vidas, contribuindo assim para que haja a formação de um cidadão atuante em seu cotidiano.
id FURG-12_3d017ea3973996c6bc147b62e67e4fc3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5113
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamentalRelevo TerrestreEnsino de GeografiaEnsino-AprendizagemEste texto tem como principal objetivo apresentar uma discussão acerca dos conteúdos referentes ao relevo terrestre presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do Brasil. Alguns conteúdos apresentam-se numa perspectiva tradicional, sem apresentar nenhuma aplicação prática no dia a dia dos educandos. Adicionalmente os itens presentes nos livros por vezes apresentam-se sem qualquer relação com aspectos socioambientais. Além disso, algumas obras trazem conteúdos descontextualizados e conhecimentos superficiais sem uma devida problematização. Ações deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância do estudo do relevo no âmbito da Geografia escolar. Neste sentido, sugere-se a utilização da criticidade como forma de abordagem dos conteúdos, a fim de que os educandos realmente compreendam aspectos que permeiam suas vidas, contribuindo assim para que haja a formação de um cidadão atuante em seu cotidiano.Lepidus2015-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5113Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 1 (2014); 21-311809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5113/3160Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneguzzo, Isonel SandinoMeneguzzo, Paula Mariele2018-11-08T18:40:05Zoai:periodicos.furg.br:article/5113Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:05Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
title O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
Meneguzzo, Isonel Sandino
Relevo Terrestre
Ensino de Geografia
Ensino-Aprendizagem
title_short O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
title_full O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
title_sort O relevo terrestre nos livros didáticos de geografia do 6º ano do ensino fundamental
author Meneguzzo, Isonel Sandino
author_facet Meneguzzo, Isonel Sandino
Meneguzzo, Paula Mariele
author_role author
author2 Meneguzzo, Paula Mariele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneguzzo, Isonel Sandino
Meneguzzo, Paula Mariele
dc.subject.por.fl_str_mv Relevo Terrestre
Ensino de Geografia
Ensino-Aprendizagem
topic Relevo Terrestre
Ensino de Geografia
Ensino-Aprendizagem
description Este texto tem como principal objetivo apresentar uma discussão acerca dos conteúdos referentes ao relevo terrestre presentes em dez livros didáticos utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do Brasil. Alguns conteúdos apresentam-se numa perspectiva tradicional, sem apresentar nenhuma aplicação prática no dia a dia dos educandos. Adicionalmente os itens presentes nos livros por vezes apresentam-se sem qualquer relação com aspectos socioambientais. Além disso, algumas obras trazem conteúdos descontextualizados e conhecimentos superficiais sem uma devida problematização. Ações deveriam ser implementadas, por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância do estudo do relevo no âmbito da Geografia escolar. Neste sentido, sugere-se a utilização da criticidade como forma de abordagem dos conteúdos, a fim de que os educandos realmente compreendam aspectos que permeiam suas vidas, contribuindo assim para que haja a formação de um cidadão atuante em seu cotidiano.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5113
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5113/3160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 16 n. 1 (2014); 21-31
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940476198912