Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneguzzo, Isonel Sandino
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1415
Resumo: The main objective of this text is to present the Geology contents found in ten books used by public and private schools in this country. It also aims at identifying their level of details as well as the relationship between these contents concerning the current issues present in society. Some contents are still presented in a traditional way, without application and connection with other topics present in the books, and there is no connection with human aspects. Measures should be implemented by authors and teachers in order to understand the importance of the Geology contents for Geography (as a school subject) and for the students. It’s suggested a deepening in the Geology contents which are present in schoolbooks, because its complexity and importance in a context marked by the fast and many times disordered exploration of the energy resources throughout the planet.
id FURG-12_989cc47121825d23d9dca9dd926504c9
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1415
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamentalGeologia na escolaEnsino de geografiaEnsino-aprendizagemThe main objective of this text is to present the Geology contents found in ten books used by public and private schools in this country. It also aims at identifying their level of details as well as the relationship between these contents concerning the current issues present in society. Some contents are still presented in a traditional way, without application and connection with other topics present in the books, and there is no connection with human aspects. Measures should be implemented by authors and teachers in order to understand the importance of the Geology contents for Geography (as a school subject) and for the students. It’s suggested a deepening in the Geology contents which are present in schoolbooks, because its complexity and importance in a context marked by the fast and many times disordered exploration of the energy resources throughout the planet.Este texto tem como objetivo principal apresentar os conteúdos de Geologia presentes em dez livros utilizados por escolas da rede pública e particular de ensino do país identificando qual o seu nível de detalhamento e a relação de tais conteúdos diante das questões atuais que permeiam a sociedade. Certos conteúdos ainda apresentam-se com um caráter tradicional, onde os mesmos não possuem aplicabilidade, concatenação com outros itens presentes nos livros e relação com os aspectos humanos. Medidas deveriam ser implementadas por autores de livros didáticos e professores, no sentido de compreender a importância dos conteúdos de Geologia para a disciplina de Geografia e para os educandos. Sugere-se o aprofundamento dos conteúdos de Geologia existentes nos livros devido à sua relativa complexidade e a importância dos mesmos perante um contexto marcado pela exploração acelerada e muitas vezes desordenada de recursos energéticos em todo o mundo.Lepidus2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1415Revista Didática Sistêmica; v. 10 (2009); 92 - 981809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1415/630Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneguzzo, Isonel Sandino2018-11-08T18:45:39Zoai:periodicos.furg.br:article/1415Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:45:39Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental
title Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental
spellingShingle Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental
Meneguzzo, Isonel Sandino
Geologia na escola
Ensino de geografia
Ensino-aprendizagem
title_short Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental
title_full Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental
title_fullStr Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental
title_full_unstemmed Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental
title_sort Considerações sobre o conhecimento de geologia nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental
author Meneguzzo, Isonel Sandino
author_facet Meneguzzo, Isonel Sandino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneguzzo, Isonel Sandino
dc.subject.por.fl_str_mv Geologia na escola
Ensino de geografia
Ensino-aprendizagem
topic Geologia na escola
Ensino de geografia
Ensino-aprendizagem
description The main objective of this text is to present the Geology contents found in ten books used by public and private schools in this country. It also aims at identifying their level of details as well as the relationship between these contents concerning the current issues present in society. Some contents are still presented in a traditional way, without application and connection with other topics present in the books, and there is no connection with human aspects. Measures should be implemented by authors and teachers in order to understand the importance of the Geology contents for Geography (as a school subject) and for the students. It’s suggested a deepening in the Geology contents which are present in schoolbooks, because its complexity and importance in a context marked by the fast and many times disordered exploration of the energy resources throughout the planet.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1415
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1415/630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 10 (2009); 92 - 98
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939529334784