Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: dos Santos, Arion de Castro Kurtz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183
Resumo: This paper is a report about a teaching experience during a scholarship sponsored by CAPES in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande. As the concept of system is fundamental for Environmental Education, this topic target to help students understanding systems by studing their structure and dynamic behavior through the use of software and modeling method. The experience made us believe in the effectiveness of the modeling method as a way of understanding systems by students.
id FURG-12_4cc171dde0b0faa411bf6930835a9c3e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1183
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURGSistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional.This paper is a report about a teaching experience during a scholarship sponsored by CAPES in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande. As the concept of system is fundamental for Environmental Education, this topic target to help students understanding systems by studing their structure and dynamic behavior through the use of software and modeling method. The experience made us believe in the effectiveness of the modeling method as a way of understanding systems by students.Este artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da compreensão de sistemicidade por parte dos alunos.Lepidus2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183Revista Didática Sistêmica; v. 1 (2005); 52-691809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183/478Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Rita de Cássia Gnutzmanndos Santos, Arion de Castro Kurtz2018-11-08T19:35:30Zoai:periodicos.furg.br:article/1183Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:35:30Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
spellingShingle Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
Sistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional.
title_short Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title_full Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title_fullStr Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title_full_unstemmed Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
title_sort Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
author Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
author_facet Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
dos Santos, Arion de Castro Kurtz
author_role author
author2 dos Santos, Arion de Castro Kurtz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann
dos Santos, Arion de Castro Kurtz
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional.
topic Sistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional.
description This paper is a report about a teaching experience during a scholarship sponsored by CAPES in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande. As the concept of system is fundamental for Environmental Education, this topic target to help students understanding systems by studing their structure and dynamic behavior through the use of software and modeling method. The experience made us believe in the effectiveness of the modeling method as a way of understanding systems by students.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183/478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 1 (2005); 52-69
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041939075301376