Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183 |
Resumo: | This paper is a report about a teaching experience during a scholarship sponsored by CAPES in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande. As the concept of system is fundamental for Environmental Education, this topic target to help students understanding systems by studing their structure and dynamic behavior through the use of software and modeling method. The experience made us believe in the effectiveness of the modeling method as a way of understanding systems by students. |
id |
FURG-12_4cc171dde0b0faa411bf6930835a9c3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1183 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURGSistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional.This paper is a report about a teaching experience during a scholarship sponsored by CAPES in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande. As the concept of system is fundamental for Environmental Education, this topic target to help students understanding systems by studing their structure and dynamic behavior through the use of software and modeling method. The experience made us believe in the effectiveness of the modeling method as a way of understanding systems by students.Este artigo trata-se de um relato da experiência de estágio de docência como bolsista da CAPES dentro da disciplina de Princípios de Sistemas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, nível Mestrado. Como o conceito de sistemicidade é uma das premissas da Educação Ambiental, a disciplina tem por objetivo auxiliar os alunos a compreenderem sistemas através do estudo de sua estrutura e comportamento dinâmico com a utilização de programas computacionais e métodos de modelagem. A experiência leva a crer que o método de modelagem se mostra um caminho eficaz na direção da compreensão de sistemicidade por parte dos alunos.Lepidus2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183Revista Didática Sistêmica; v. 1 (2005); 52-691809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183/478Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Rita de Cássia Gnutzmanndos Santos, Arion de Castro Kurtz2018-11-08T19:35:30Zoai:periodicos.furg.br:article/1183Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T19:35:30Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG |
title |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG |
spellingShingle |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann Sistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional. |
title_short |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG |
title_full |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG |
title_fullStr |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG |
title_full_unstemmed |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG |
title_sort |
Uma experiência didática na disciplina Princípios de Sistemas do Mestrado em Educação Ambiental da FURG |
author |
Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann |
author_facet |
Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann dos Santos, Arion de Castro Kurtz |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Arion de Castro Kurtz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann dos Santos, Arion de Castro Kurtz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional. |
topic |
Sistemas. Educação Ambiental. Modelagem Computacional. |
description |
This paper is a report about a teaching experience during a scholarship sponsored by CAPES in the Master’s Program in Environmental Education at Fundação Universidade Federal do Rio Grande. As the concept of system is fundamental for Environmental Education, this topic target to help students understanding systems by studing their structure and dynamic behavior through the use of software and modeling method. The experience made us believe in the effectiveness of the modeling method as a way of understanding systems by students. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1183/478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 1 (2005); 52-69 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041939075301376 |